Na quarta-feira (6), poucos dias após a chegada de sua viagem à Mongólia, o papa Francisco receberá no Vaticano sua beatitude Sviatoslav Shevchuk, arcebispo-mor de Kiev e chefe da Igreja greco-católica ucraniana.

O encontro acontecerá no âmbito da sessão plenária do Sínodo da Igreja greco-católica que acontece em Roma, de 3 a 13 de setembro, no Colégio Ucraniano de São Josafá, sob o tema “Acompanhamento pastoral e cura das feridas de guerra”.

Após o encontro com o papa Francisco, Sviatoslav Shevchuk celebrará a Divina Liturgia Hierárquica na basílica de São Pedro, no Vaticano.

O Sínodo, que reúne bispos greco-católicos de todo o mundo na capital italiana, coincide também com os 400 anos do martírio de são Josafá.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo um comunicado da Igreja greco-católica, Shevchuk disse que “a decisão dos nossos bispos de se unirem no corpo sinodal em Roma, além de ser ditada pela guerra na Ucrânia, é motivada pelo grande desejo dos bispos ucranianos de manifestar mais uma vez o seu apreço pela comunhão no seio da Igreja universal”.

Também participarão do sínodo o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, e o presidente da Conferência Episcopal Italiana e enviado do papa para alcançar paz na Ucrânia, cardeal Matteo Zuppi.

O papa Francisco recebeu em audiência o arcebispo-mor da Igreja greco-católica ucraniana em 29 de fevereiro de 2022 e lhe ofereceu orações pela paz autêntica na Ucrânia.

O encontro foi no escritório privado do papa, na Casa Santa Marta, e durou cerca de 45 minutos.