Marselha, 23 de set de 2023 às 08:03
Na manhã de hoje (23), segundo dia da sua viagem apostólica a Marselha, o papa Francisco visitou a Casa das Missionárias da Caridade, onde se encontrou em privado com cerca de 50 pessoas desabrigadas e com dificuldades econômicas.
El #Papa inicia su segunda jornada en #Marsella visitando un barrio de la periferia.
— Eva Fernández (@evaenlaradio) September 23, 2023
Allí las Misioneras de la Caridad atienden personas sin hogar y con dificultades económicas.
📷pool AIGAV pic.twitter.com/oWESvl807q
No início da manhã, Francisco foi à sede da arquidiocese de Marselha, onde cumprimentou a vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas.
Depois, encontrou-se com algumas pessoas pertencentes a diversas organizações comprometidas com a assistência e o resgate dos migrantes no Mediterrâneo.
Mais tarde, depois de deixar a sede da arquidiocese, o papa Francisco foi de carro à Casa das Missionárias da Caridade em Saint Mauront, bairro da periferia onde se encontrou em privado com algumas pessoas em situação precária.
Il secondo giorno di #PapaFrancesco a #Marsiglia si apre incontrando, in forma privata, alcune persone che si trovano in una situazione di disagio economico presso la Casa delle Missionarie della Carità a Saint Mauront.
— Massimiliano Menichetti (@MaxMenichetti) September 23, 2023
@@vaticannews_it @oss_romano @FranceauVatican pic.twitter.com/dLhQJ4GhME
Entre os presentes estavam várias pessoas da Albânia, Armênia e Colômbia, embora todas vivam nos arredores de Saint Mauront, e também alguns voluntários.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Grazie per la vostra accoglienza. Tutti siamo fratelli questo è importante. La fraternità". #PapaFrancesco alla Casa delle Missionarie della Carità a Saint Mauront - #Marsiglia @MaxMenichetti @vaticannews_it @Rvaticanaitalia @oss_romano @FranceauVatican pic.twitter.com/8aJghQB4e9
— Vatican News (@vaticannews_it) September 23, 2023
Entre as pessoas em dificuldade estava Yannick Soler, de 52 anos, de Marselha. A mulher agradeceu o acolhimento e a ajuda oferecida pelas Missionárias da Caridade: “Conheci esse lugar porque em algum momento estive na rua, vim comer aqui, depois fui voluntária, preparei comida”, disse ela.
‘Grazie per la vostra accoglienza. Tutti siamo fratelli questo è importante. La fraternità’ così #PapaFrancesco alla Casa delle Missionarie della Carità a Saint Mauront.
— Massimiliano Menichetti (@MaxMenichetti) September 23, 2023
@@vaticannews_it @Rvaticanaitalia @oss_romano @FranceauVatican pic.twitter.com/VXETXUcZlX
O papa Francisco deu às freiras uma imagem de são José que segura com a mão esquerda o Menino Jesus, Salvator Mundi (Salvador do Mundo), enquanto na direita tem um bastão no qual, segundo textos conhecidos como apócrifos, floresciam lírios milagrosamente.
A estátua evoca a humildade de são José, que inclina ligeiramente a cabeça em sinal de respeito ao Filho.
O papa Francisco tem uma profunda devoção a são José. Após a sua eleição para a Sé de Pedro, em 13 de março de 2013, escolheu celebrar a inauguração do seu ministério petrino na solenidade de são José.
O papa falou do exemplo de são José como alguém capaz de “caminhar nas trevas”, um especialista “na escuta” da voz de Deus” e “avançar em silêncio”.