O arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), dom Eurico dos Santos Veloso, morreu na noite de ontem (30), aos 90 anos. Seu corpo está sendo velado na catedral de Juiz de Fora e será sepultado amanhã (2), na cripta da catedral.

Dom Eurico estava internado há alguns dias na Santa Casa de Misericórdia, devido a insuficiências cardíaca e renal. Seu quadro de saúde se agravou neste fim de semana. Ele foi encaminhado à UTI e morreu ontem às 23h20.

“Com fé na ressurreição dos mortos, agradecidos pelos serviços sacerdotais prestados às Igrejas Particulares de Juiz de Fora e de Luz, entregamos este nosso irmão a Deus para que descanse em Paz na eternidade”, escreveu o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira.

O velório de dom Eurico começou na manhã de hoje, com missas às 8h30, 10h, 12h, 16h, 18h e 19h30. Segue até às 21h e continua amanhã, a partir das 6h. Haverá missas às 7h, 10h e 12h. A última missa exequial será celebrada às 14h, seguida do sepultamento na cripta da catedral.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dom Eurico dos Santos Veloso nasceu em 13 de abril de 1933, no distrito de Sarandira, Juiz de Fora. Aos 16 anos, entrou para o seminário Santo Antônio, para o curso de admissão ao ginásio. Em 1956, entrou para o seminário maior São José, em Mariana (MG), para o curso de Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre em 22 de setembro de 1962.

Em 1987, foi nomeado bispo auxiliar de Juiz de Fora. Após a renúncia do arcebispo dom Juvenal Roriz, em janeiro de 1990, dom Eurico foi eleito administrador arquidiocesano. Em 30 de agosto de 1994, iniciou seu pastoreio como bispo coadjutor de Luz (MG). Assumiu o governo como terceiro bispo diocesano de Luz em 18 de maio de 1994. Em de novembro de 2001, foi nomeado arcebispo de Juiz de Fora, assumindo o governo pastoral em fevereiro de 2002.

Atuou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no setor do ensino religioso. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou no ecumenismo e diálogo inter-religioso.

Em 28 de março de 2009, teve seu pedido de renúncia aceito por motivo de idade, passando a arcebispo emérito de Juiz de Fora.