11 de out de 2023 às 10:35
A Santa Sé anunciou ontem (10) os nomes dos membros da chamada “Comissão para o Relatório de Síntese” e da “Comissão de Informação” do Sínodo da Sinodalidade.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a Comissão para a elaboração da síntese do Sínodo da Sinodalidade “não tem a tarefa de redigir o documento que será apresentado à Assembleia Geral, mas está encarregada de supervisionar, emendar e aprovar periodicamente a preparação do projeto de relatório com vista à sua apresentação”.
A Comissão de Informação “tem a tarefa de tratar da comunicação sobre o desenvolvimento da Assembleia Sinodal”.
Os membros de ambas as comissões foram eleitos por votação durante as reuniões dos círculos menores na tarde de segunda-feira (9).
A seguir, a lista dos membros da Comissão para o Relatório Síntese:
O presidente e relator-geral do Sínodo da Sinodalidade, cardeal Jean-Claude Hollerich, faz parte da comissão segundo o regulamento. Também o cardeal Mario Grech, secretário-geral, e o padre Riccardo Battochio, secretário especial.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entre os membros eleitos na votação pela assembleia estão: cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo; cardeal Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, França; cardeal Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Quebec, Canadá; dom José Luis Azuaje Ayala, arcebispo de Maracaibo, Venezuela; dom Shane Anthony Mackinley, bispo de Sandhurst, Austrália; dom Mounir Khairallah, Igreja Católica Oriental, Líbano; e padre Clarence Sandanaraj Davedassan, Malásia.
Os membros por nomeação pontifícia – eleitos pelo papa Francisco – são o cardeal Giorgio Marengo, prefeito apostólico de Ulán Bator, Mongólia; irmã Patricia Murray, (consultora do Dicastério para a Cultura e a Educação; e o padre Giuseppe Bonfrate.
Os membros da Comissão de Informação são os seguintes:
O presidente é Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação. Sheila Pires é a secretária da comissão. Ambos são de nomeação pontifícia.
Também fazem parte desta comissão o cardeal Jean-Claude Hollerich; cardeal Mário Grech; dom Luis Marín de San Martín e Nathalie Becquart, ambos subsecretários do sínodo. Também participam o padre Giacomo Costa, secretário especial; Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé; e Thierry Bonaventura, gerente de comunicação da secretaria geral do sínodo.
Os membros eleitos por voto na assembleia são: cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé; cardeal Joseph William Tobin, arcebispo de Newark, EUA; dom Andrew Nkea Fuanya, África; dom Pablo Virgílio, Filipinas; dom Anthony Randazzo, Austrália; padre Antonio Spadaro, Itália; padre Khalil Alwan, Igreja Católica Oriental do Líbano.