7 de dez de 2023 às 14:53
O papa Francisco enviou uma mensagem, assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, para o primeiro Congresso Africano de Educação Católica, que aconteceu por causa da aprovação do Pacto Educativo Africano apresentado ao papa Francisco no dia 1º de junho no Vaticano.
O papa Francisco disse que “África não está imune à crise que atravessa hoje o sistema educativo, que se tornou, como em muitos lugares, demasiado seletivo e elitista, aspirando a formar apenas a inteligência e não toda a pessoa”.
Diante desta situação, o papa disse que a educação católica, “enriquecida pelo Pacto Educativo Africano, será capaz de oferecer uma formação renovada, mais aberta e inclusiva, criando nos jovens uma bela harmonia entre pensamento e ação”.
Para o papa, esta iniciativa pode ajudar a “formar uma geração que se inspire nos valores socioculturais do continente africano, sem ceder à tentação de se fechar em si mesmo, mas também capaz de dialogar com outras culturas e religiões”.
Ele ressaltou a importância de “todos os envolvidos na educação católica serem animados pelo desejo de comunicar o Evangelho através da vida, demonstrando coerência e adotando um estilo pedagógico que promova o crescimento humano e espiritual dos alunos”.
Ele convidou todos os envolvidos neste processo a trabalhar “para que a educação católica prepare os jovens não para um espírito de competição, que leva ao egoísmo, mas para um espírito de comunidade e solidariedade”.
Os jovens, segundo o papa, devem ser capazes de escolher “opções positivas e construtivas”, com o propósito de se tornarem “responsáveis pelo amanhã, comprometidos com a construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e ao serviço de todos, no respeito pelo bem comum".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para Francisco, “a educação de qualidade é um sinal de esperança e uma base sólida para a coexistência pacífica que a África necessita hoje”.
O Pacto Educativo Africano
O Pacto Educativo Africano foi fruto do simpósio internacional que aconteceu em novembro de 2022 em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, com o apoio da Conferência Episcopal do Congo.
O simpósio reuniu bispos, padres, cientistas e estudiosos de vários países africanos e de outros continentes, e foi organizado pela Universidade Católica do Congo.
Este projeto visa implementar o Pacto Educativo Global promovido pelo papa Francisco na realidade africana e responder às necessidades educativas do território.
Francisco disse em junho último que o Pacto Educativo Africano é “uma aliança educativa assinada idealmente por todos os membros da aldeia, para os quais a tarefa de acompanhar cada criança não é responsabilidade exclusiva do pai e da mãe, mas de todos os membros da comunidade”.
Ele disse ainda que, “além de recuperar e fortalecer esta dimensão comunitária e horizontal das relações”, é preciso destacar a outra dimensão, a “vertical: a relação com Deus”.