29 de dez de 2023 às 15:29
A Mercedes Benz E430 usada pelo papa Bento XVI no Brasil em 2007 continua participando de eventos religiosos, disse o dono do carro, o advogado e professor da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em Santa Catarina, Gustavo Gama a ACI Digital. O carro ficou à disposição do papa durante a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP).
Segundo Gama, a Mercedes participou da “procissão motorizada de São Cristóvão” e “do desfile de 150 anos de São Bento do Sul”, no dia 23 de setembro.
Morador de Campo Alegre (SC), Gustavo Gama arrematou a Mercedes “em um leilão online, no dia 30 de novembro de 2021”. O “lance inicial era de R$ 15 mil”.
Gustavo disse que gosta “muito de carro antigo” e também faz parte de “um grupo de carros antigos” de sua cidade, e mesmo vendo o veículo somente por fotos, pensou que, “pelo valor e pelo conforto do carro”, valeria “a pena arriscar” e “fazer um bom negócio”. Mas “minutos depois do leiloeiro confirmar a arrematação” veio um sentimento de arrependimento, porque ele foi “o único a dar o lance” e mais “ninguém apareceu interessado pelo veículo”.
“Isso me deixou assustado na hora, porque eu pensei, “ninguém quis esse carro?!”, então ele não deve estar muito bom”, relatou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Depois do arremate, o advogado contou que “um agente da Polícia Federal entrou em contato” por telefone com ele e “contou a história do veículo”, informando que o carro que ele tinha acabado de adquirir no leilão tinha sido usado pelo papa Bento XVI.
O advogado também soube pelo agente da PF que, o veículo ainda foi usado por “outras autoridades nacionais e internacionais”, até o ano de 2009, pelo Núcleo de Segurança de Dignitários da Polícia Federal (NSD), órgão responsável pela segurança de autoridades.
Para Gama, a Mercedes E430 foi “um presente de Deus”. “Me senti muito abençoado”, frisou.
“Eu me emocionei e me emociono ainda hoje quando eu lembro disso, porque eu sempre tive um carinho e um respeito muito grande pelo papa Bento XVI. Eu realmente senti que foi uma coisa de Deus pra mim, um presente”, enfatizou.
“Não pretendo revender” a Mercedes E430 usada por Bento XVI. “O carro tá conosco e vai ficar por um bom tempo cuidado, limpado, encerado”, ressaltou Gustavo.