5 de jan de 2024 às 13:33
A agenda do papa Francisco para 2024 inclui uma visita à Bélgica, e viagens curtas na Itália. Outros destinos, como a sua Argentina natal ou a Polinésia, continuam na sua "lista de desejos", ainda por confirmar.
Numa entrevista recente ao canal N+ do México, o papa falou sobre ir à Bélgica comemorar o sexto centenário da Universidade Católica de Lovaina.
Há rumores de que o papa pode ir à Argentina, sua terra natal à qual não voltou desde que foi eleito papa, em novembro. Isso cria expectativa de que ele poderia também ir ao vizinho Uruguai, que Francisco também não visitou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa foi convidado a participar do Congresso Eucarístico Internacional em setembro em Quito, Equador. A Santa Sé não confirmou a presença, mas Francisco esteve no encerramento do 52º Congresso, em Budapeste, Hungria, em 2021. O papa já visitou o Equador, junto com Bolívia e Paraguai, em 2015.
Outra possível viagem de Francisco em 2024 é a Kosovo reconhecido pela Santa Sé como país independente, mas como parte da Sérvia pelo Brasil. A população de Kosovo tem mais de 95% de muçulmanos.
Na Itália, está programada uma viagem a Verona, em 18 de maio, pelos 1.650 anos da morte de são Zeno, padroeiro da cidade. O papa vai participar do evento Arena di pace 2024, onde serão debatidos temas como o desarmamento e a migração, visitará os detentos de um centro penitenciário e celebrará uma missa.