10 de jan de 2024 às 12:34
A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney celebra amanhã (11), às 10h na basílica velha de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), uma missa no rito romano antigo, também conhecido como rito de são Pio V ou rito tridentino. A missa será celebrada pelo bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, dom Fernando Rifan.
Dom Fernando Rifan disse a ACI Digital que o rito a ser celebrado na basílica velha será “a liturgia no rito romano antigo” porque é a liturgia própria da “Administração Apostólica, por concessão da Santa Sé”. Ele explicou que os padres da Administração Apostólica estão fazendo uma semana de estudos sobre a prevenção do abuso sexual desde o dia 8 de janeiro em Passa Quatro (MG). Como o local fica perto de Aparecida tiveram “a ideia de terminar essa semana de estudos com uma missa no santuário de Aparecida”.
“Aproveitamos para convidar uma representação de nossos fiéis para esta missa e, depois, fazermos uma consagração a Nossa Senhora Aparecida”, informou o bispo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A consagração a padroeira do Brasil acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida depois da missa na basílica velha, onde os presentes irão sair em procissão até o santuário.
Segundo a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, a semana de estudos é um período de atualização teológica e de convívio fraterno dos padres e os estudos estão sendo aplicados pelos membros da equipe multidisciplinar da Associação Brasileira de Apostolado (ABA) e do Programa Reconciliatio.
A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney foi criada em 18 de janeiro de 2002 pelo papa são João Paulo II e foi erigida como uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal no território da diocese de Campos. Ela conserva a liturgia antiga, a disciplina e os costumes tradicionais. Ela tem seminário próprio, paróquias, associações de fiéis, institutos de vida consagrada e tribunal eclesiástico e seu administrador apostólico desde dezembro de 2002 é dom Fernando Arêas Rifan