29 de jan de 2024 às 13:00
A cada 29 de janeiro, recorda-se o beato Bronislau (Bronislaw) Markiewicz, sacerdote polonês, fundador da Congregação de São Miguel Arcanjo (Congregatio Sancti Michaëlis Archangeli), ligada à família salesiana, a Pia Sociedade de São Francisco de Sales.
A espiritualidade da Congregação se resume em dois lemas: "Quem como Deus! – significado do nome de são Miguel - e "Temperança e trabalho!". Seus membros, inspirados no testemunho e nos ensinamentos de são João Bosco, dedicam-se de modo especial à recuperação e a formação de crianças e jovens abandonados.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate
Bronislao Markiewicz nasceu em 13 de julho de 1842 na Galícia, região do sul da Polônia. Ele foi o sexto de onze filhos, todos de uma família devota de classe média baixa.
Ingressou no seminário maior de Przemysl em 1863, onde foi ordenado padre quatro anos depois.
Markiewicz sempre foi considerado um homem fora do comum, muito dedicado ao serviço apostólico, humilde, um inveterado buscador dos conselhos daqueles que servem a Deus fielmente. Ele incentivou a devoção a Eucaristia e a piedade filial a Santíssima Virgem. Da mesma forma, incentivou a devoção a são Miguel Arcanjo, a quem escolheu como seu protetor na luta diária contra o mal. O padre Markiewicz consagrou sua sociedade ao Arcanjo Miguel e nomeou-o patrono de seus filhos espirituais.
Seguindo os passos de são João Bosco
Depois de alguns anos como vigário e pároco, o padre Markiewicz descobriu um chamado particular à vida religiosa. Em novembro de 1885, ele partiu para a Itália para se formar com os salesianos. Ali teve a oportunidade de conhecer dom Bosco, quem fez seus votos religiosos em 25 de março de 1887.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 1892, retornou a Polônia como salesiano e foi nomeado pároco de Miejsce, na Galícia, onde se dedicou inteiramente ao serviço dos jovens poloneses pobres e abandonados. Algumas das necessidades que mais preocupavam o beato Markiewicz foram a proteção e a defesa da fé e da moral cristã, constantemente atacadas pela cultura secular.
O pároco havia percebido claramente a falta de formação entre os católicos e os numerosos perigos que a fé enfrentava nos tempos modernos. Para responder efetivamente a esses desafios, promoveu a vivência radical da espiritualidade de dom Bosco. A fundação da sociedade chamada "Temperança e Trabalho" foi o fruto mais óbvio desse objetivo.
Legado
Bronislao Markiewicz morreu em 29 de janeiro de 1912, aos 69 anos, em Miejsce Piastowe, Império Austro-Húngaro (estado que durou de 1867 a 1918).
Nove anos depois de sua morte, em 29 de janeiro de 1912, os ramos masculino e feminino da Sociedade foram oficialmente reconhecidos pela igreja, dando origem as duas congregações que conhecemos hoje, consagradas sob a proteção de Miguel, Chefe dos Exércitos Celestiais. Seus membros são conhecidos como "miguelinos".
O papa Bento XVI proclamou o padre Markiewicz bem-aventurado em 19 de junho de 2005.
Mais informações no link a seguir: