24 de mar de 2024 às 13:11
Hoje (24), no Domingo de Ramos, centenas de padres, bispos, cardeais e leigos carregaram solenemente grandes ramos de palmeira em procissão pela praça de São Pedro, no Vaticano, para iniciar a primeira liturgia da Semana Santa.
“Queridos irmãos e irmãs, desde o início da Quaresma até agora preparamos os nossos corações pela penitência e pelas obras de caridade”, disse hoje (24) o papa Francisco no início da Missa do Domingo de Ramos.
“Hoje nos reunimos para anunciar com toda a Igreja o início da celebração do mistério pascal de nosso Senhor, isto é, da sua Paixão e Ressurreição”.
Ao falar na praça de São Pedro, adornada com folhas de palmeiras e vegetação, o papa convidou a multidão a seguir os passos de Jesus ao entrar em Jerusalém “para que, sendo feitos pela sua graça participantes da Cruz, possamos participar também da sua ressurreição e na vida Dele."
O papa Francisco escolheu não ler a homilia preparada para a missa do Domingo de Ramos na última hora sem explicação. O papa, de 87 anos, que chegou à missa numa cadeira de rodas, fez com que assessores lessem para ele alguns de seus discursos nas últimas semanas.
O papa leu as orações da missa e falou no final da liturgia, oferecendo um apelo pela paz na Ucrânia e orações pelas vítimas do ataque terrorista que ocorreu na última sexta-feira (22) em Moscou, na Rússia.
Em seu apelo pela paz, o papa Francisco fez uma breve reflexão sobre o relato evangélico da entrada de Jesus em Jerusalém montado num burro como o Príncipe da Paz.
“Queridos irmãos e irmãs, Jesus entrou em Jerusalém como um rei humilde e pacífico. Abramos nossos corações para ele. Só ele pode nos livrar da inimizade, do ódio, da violência, porque ele é misericórdia e o perdão dos pecados”, disse o papa.
O Domingo de Ramos é a única missa do ano na qual são proclamados dois evangelhos. O relato do evangelho de Marcos sobre a entrada de Jesus em Jerusalém montado num burro foi lido em voz alta no início da missa e mais tarde a Paixão do Senhor foi proclamada solenemente com um coro cantando as palavras da multidão.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo a Gendarmaria do Estado do Vaticano, estima-se que 60 mil pessoas estiveram na missa papal.
Ao final da liturgia, o papa Francisco percorreu a praça de São Pedro no papamóvel, cumprimentando os peregrinos entusiasmados que agitavam bandeiras e aplaudiam.
O papa Francisco tem uma agenda lotada para a Semana Santa. Ele vai celebrar uma missa de crisma na basílica de São Pedro na manhã de quinta-feira (28), antes de ir a uma prisão feminina em Roma para celebrar a missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa.
Também está previsto que o papa celebre a Paixão do Senhor na próxima sexta-feira (29) no Vaticano e a devoção da Via Sacra no Coliseu, em Roma, por ocasião da Sexta-feira Santa.
No Sábado Santo, o Papa Francisco deverá presidir a liturgia da Vigília Pascal, onde batizará os novos católicos. Na manhã do próximo domingo (31), o papa Francisco voltará à praça de São Pedro para a missa do Domingo de Páscoa e vai dar a bênção anual da Páscoa, a Urbi et Orbi.