25 de mar de 2024 às 16:10
A princesa de Gales, Catherine “Kate” Middleton, surpreendeu o mundo ao anunciar publicamente que está lutando contra o câncer e está “nos estágios iniciais do tratamento”. Ela se dirigiu aos que sofrem desta doença e pediu-lhes que não percam a esperança.
“Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas estão sendo afetadas pelo câncer. Para todos que enfrentam essa doença, seja qual for a forma, por favor, não percam a fé ou a esperança. Não estão sozinhos”, disse Middleton, 42 anos, numa mensagem de vídeo publicada na sexta-feira (22).
A message from Catherine, The Princess of Wales pic.twitter.com/5LQT1qGarK
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) March 22, 2024
No início de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que em 2022 ocorrerão 20 milhões de novos casos de câncer, resultando em 9,7 milhões de mortes. Prevê-se que até 2050 o número de novos diagnósticos de câncer atinja aproximadamente 35 milhões, o que representa um aumento de 77% em relação a 2022.
A notícia, que gerou uma onda de preocupação e apoio global, foi revelada a partir da conta oficial do príncipe e da princesa de Gales, com sede no Palácio de Kensington, Reino Unido. Isso ocorre apenas um mês depois de ter sido confirmado que o rei Charles III da Inglaterra também está lutando contra o câncer.
A Igreja na Inglaterra une-se em oração pela saúde de Kate Middleton
No dia 22 de março, o arcebispo de Westminster e presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales, cardeal Vincent Gerard Nichols, elogiou “a coragem da princesa de Gales ao falar tão abertamente sobre a sua saúde pessoal”.
“Não só dá alento a todos os que carregam o peso da doença, como também fala de forma tão comovente da importância da sua vida familiar. A sua mensagem levará muitas pessoas a rezar por ela e pela sua plena recuperação, como eu mesmo certamente o farei”, disse ele em sua conta no X.
I salute the courage of the Princess of Wales in speaking so openly about her personal health. Not only does she give encouragement to all who carry the burden of ill health, but she also speaks so movingly of the importance of her family life.
— Cardinal Nichols (@CardinalNichols) March 22, 2024
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O arcebispo de Cardiff, dom Mark O'Toole, que tem jurisdição sobre o sudeste do País de Gales e o condado de Herefordshire, na Inglaterra, também expressou sua solidariedade. “Ofereço minhas sinceras orações a ela e à Família Real neste momento. Sei que toda a comunidade católica no País de Gales também oferecerá as suas orações e os melhores votos", disse ele num comunicado publicado no X.
A Statement from Archbishop Mark on the Princess of Wales' Recent Diagnosis pic.twitter.com/TZVxQoC7Ya
— Cardiff Archdiocese (@CatholicCardiff) March 22, 2024
Kate Middleton agradece as “mensagens de apoio e compreensão”
Na sua mensagem emitida na sexta-feira, a esposa do príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, manifestou a sua gratidão por “todas as maravilhosas mensagens de apoio e compreensão” recebidas depois de ter sido submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres, cujos exames posteriores revelaram o diagnóstico.
A princesa acrescentou que hoje, como família, precisam de “algum tempo, espaço e privacidade” enquanto ela completa o tratamento. “Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda alegria e espero voltar quando puder. Mas, por enquanto, devo me concentrar em uma recuperação total”, acrescentou.
Quem é Kate Middleton?
A princesa de Gales, nascida Catherine Elizabeth Middleton em 9 de janeiro de 1982, casou-se com o príncipe William, príncipe de Gales, na abadia de Westminster em 29 de abril de 2011. Eles têm três filhos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis.
Como esposa do príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, Kate Middleton poderá ser a rainha da Inglaterra no futuro.
Além de assumir funções reais de apoio ao rei, tanto no Reino Unido como no estrangeiro, a princesa de Gales dedica o seu tempo a apoiar uma série de causas e instituições de caridade, muitas das quais se concentram na melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância.