26 de mar de 2024 às 10:57
A Santa Sé publicou ontem (25) o programa oficial da viagem do papa Francisco a Veneza, Itália, que acontecerá em 28 de abril próximo, por ocasião da 60ª Bienal de Arte de Veneza. A Santa Sé participa do evento com um pavilhão inspirado no Gênesis intitulado “No Princípio”.
O papa partirá de helicóptero às 6h30 (horário de Roma). O pouso está previsto para as 8h no pátio do centro penitenciário feminino da ilha de Giudecca.
Ele será recebido pelo patriarca de Veneza, dom Francesco Moraglia; pela superintendente Maria Milano Franco D’Aragona; pela diretora do cárcere Mariagrazia Felicita Bregoli; e pela comandante da Polícia Penitenciária, Lara Boco.
Dentro da prisão haverá um encontro com cerca de 80 detentas, que contará também com a presença de funcionários administrativos do centro, voluntários e agentes da Polícia Penitenciária.
O papa Francisco irá então para a capela da prisão dedicada a Maria Madalena, onde será recebido pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e curador do Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arte de Veneza, cardeal José Tolentino de Mendonça.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na capela ele terá um encontro com artistas que participam da famosa exposição de arte e arquitetura que a cidade dos canais acolhe a cada dois anos.
Às 9h30, viajará de barco pelos canais até a Basílica de Nossa Senhora da Saúde, onde um grande grupo de jovens venezianos e a Diocese de Veneto esperarão por ele.
No final, alguns jovens acompanharão o papa a pé através de uma ponte flutuante que liga o templo à Praça de São Marcos, onde estarão o presidente da Região do Veneto, Luca Zaia, o prefeito de Veneza, Darco Pellos e o curador de Veneza Luigi Brugnaro.
O papa Francisco vai celebrar a missa que terá início às 11h e em seguida rezará o Regina Coeli. No final da missa, dom Moraglia pronunciará algumas palavras de agradecimento.
Segundo o programa da Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa Francisco iniciará a sua viagem de volta a Roma às 13h e chegará ao seu destino às 14h30.