2 de abr de 2024 às 09:28
O ex-bispo de Solsona, Espanha, Xavier Novell, se casou pela Igreja com a psicóloga e escritora Silvia Caballol, depois de obter a dispensa do papa Francisco.
Foi o que a própria Caballol divulgou através do Instagram numa mensagem publicada na noite de segunda-feira (1º) (hora local de Espanha): “Achei honesto, depois de tanto tempo que estão conosco, não esconder que Xavier e eu, finalmente, pudemos nos casar na Igreja, graças à misericórdia do Santo Padre que lhe concedeu a secularização”.
Caballol acrescenta a sua opinião sobre a decisão de Francisco: “Surpreendeu-me a grande qualidade humana e espiritual do papa Francisco. Foi um longo caminho, mas conseguimos regularizar a nossa situação canônica: nos casar como queríamos e poder receber novamente a comunhão. Ele continua sendo um bispo, mas incapaz de exercer o ministério”.
A psicóloga continua dizendo que está convencida de que esses fatos devem ser divulgados, mesmo que "muitos preferissem ocultar essa informação". Entretanto, ela considera: "Não acredito que a escuridão seja o que nosso amor merece, nem a Igreja. Tampouco acredito que o encobrimento que acompanhou a renúncia de meu marido há dois anos e meio tenha sido totalmente correto".
"Sinto muito por todos aqueles que acham que teria sido melhor manter isso em segredo, mas não posso mais agir como se não pensasse ou sentisse. Dito isso, não posso fazer nada além de mostrar, mais uma vez, a beleza do amor. Feliz segunda-feira de Páscoa, um dia para renascer como as flores, brotar como as árvores e ressuscitar como o homem", conclui sua mensagem, que está acompanhada por uma foto dos dois se beijando.
Quem é Xavier Novell?
Xavier Novell nasceu em 1969 num município da província de Lérida, na Espanha. Depois de concluir os estudos em Engenharia Técnica Agrícola na Universidade de Lérida, iniciou os estudos eclesiásticos.
Formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em 1997, foi ordenado sacerdote no mesmo ano. Assim, atuou como vigário paroquial e professor de Antropologia Teológica por alguns anos. Em 2005 foi nomeado secretário-geral e chanceler da cúria diocesana de Solsona. Foi nomeado capelão de Sua Santidade em 23 de julho de 2008. Também serviu como secretário de dom Jaume Traserra, que foi bispo de Solsona até 2010.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Bento XVI nomeou-o bispo de Solsona em 3 de novembro de 2010, e foi consagrado em 12 de dezembro aos 41 anos, tornando-se o bispo mais jovem do episcopado espanhol
Em 23 de agosto de 2021, o papa Francisco aceitou a sua renúncia. Segundo a diocese de Solsona, fê-lo por “razões estritamente pessoais, de acordo com o previsto no cân. 401 §2 do Código de Direito Canônico”.
No mês de setembro, os jornais começaram a noticiar que Xavier Novell, então com 52 anos, havia se mudado para morar na cidade de Manresa com Silvia Caballol, psicóloga e escritora, de 38 anos.
Quando o caso foi conhecido, foi destacado o carácter erótico de algumas das suas obras literárias, às quais Caballol defendeu que se tratam de “dois livros que fiz num momento muito específico da vida”. “'Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra.' Muitos já a atiraram, acreditando-se superiores em valores e moral”, respondeu.
O arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, pediu então que não se transformasse a situação do bispo emérito “num romance mórbido”.
Depois de se casar no civil no Tribunal de Paz da cidade de Súria com Caballol, a Conferência Episcopal Espanhola recordou em dezembro de 2021 através de um comunicado que “deve-se notar que o cânon 1394.1 do Código de Direito Canônico da Igreja Católica estipula que ‘o clérigo que atentar matrimônio, mesmo só civilmente, incorre em suspensão latae sententiae’".
“Desde o momento em que dom Xavier Novell i Gomà contraiu o casamento civil, está proibido de todos os atos da potestade da ordem, atos da potestade de governo e o exercício de todos os direitos e funções inerentes ao ofício episcopal”, acrescentou o comunicado assinado pelo então administrador apostólico, dom Romà Casanova.
No dia 7 de abril de 2022, soube-se que Caballol deu à luz duas meninas gêmeas, filhas da Novell. Caballol tem mais três filhos de um casamento anterior.