Uma réplica da casa de dom Bosco está sendo construída na Serra da Mantiqueira, em Pindamonhangaba (SP), pela Presença Salesiana de Pindamonhangaba e a Inspetoria Salesiana de São Paulo, em comemoração pelos 200 anos do sonho profético da vocação do seu fundador, quando tinha nove anos.

A construção fica em uma área verde de 79 mil m², à beira de um lago e tem inauguração prevista para o dia 16 de agosto, data do aniversário de são João Bosco.

A ideia deste projeto foi do diretor da Presença Salesiana de Pindamonhangaba, padre Agnaldo Soares Lima. A construção contou com a ajuda de um mapeamento em 3D e outros detalhes da construção original, vindos da Itália. Para que a casa pareça mais fidedigna à original, estão sendo usados tijolos de demolição no revestimento interno e externo, relataram os salesianos. A réplica terá as medidas originais da casa de dom Bosco

Segundo as pesquisas do padre Agnaldo, esta não será a primeira réplica da casa de dom Bosco, já existe uma outra no Brasil, em Jaboatão dos Guararapes (PE), e outras nos EUA e na Guatemala.

Os salesianos esperam que esta réplica na Serra da Mantiqueira faça parte de uma rota da fé aos peregrinos que visitam o santuário nacional de Aparecida, a Canção Nova e o santuário de são Frei Galvão, que ficam no Vale do Paraíba (SP).

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Além da construção desta casa, os religiosos também vão construir no local uma cafeteria e um itinerário formativo sobre a vida de dom Bosco.

Segundo os salesianos, a casa original de dom Bosco está conservada no Colle Don Bosco, região do Piemonte, no Norte da Itália. Foi nesta casa onde o santo dos jovens teve o sonho que motivou sua vocação sacerdotal.

Os salesianos relatam que dom Bosco, aos nove anos sonhou com milhares de crianças que estavam brincando e começaram a brigar e a gritar umas contras as outras.  Depois surgiu um homem de aparência bela e luminosa, que o chamava pelo nome e o pediu para que falasse às crianças que “não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude.”

Se sentindo incapaz de mudar aquela situação, este homem interveio dizendo a ele: “Eu te darei a mestra, sob cuja orientação poderás tornar-te sábio, e sem a qual toda sabedoria se converte em estultice.”

Em seguida o sonho muda, e João Bosco vê que no lugar das crianças havia uma multidão de animais selvagens e uma senhora majestosa aparece e diz: “Eis o teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte, robusto, e o que agora vês a esses animais, deves fazê-los aos meus filhos. No momento certo você entenderá tudo.” Após esta fala, os animais se transformaram em cordeiros gentis.