A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) aprovou “por unanimidade” a atribuição de compensações financeiras para vítimas de abusos sexuais. Segundo a Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a decisão foi tomada durante assembleia geral da entidade, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril.

A CIRP é um organismo de direito pontifício que integra 132 institutos religiosos e sociedades de vida apostólica existentes em Portugal, dos quais 94 são femininos e 38 masculinos.

“A CIRP permanece empenhada na resolução clara e firme destas trágicas situações, manifesta a sua proximidade para com todas as vítimas e deseja contribuir ativamente para a resolução deste drama no seio da sociedade em geral”, disse a entidade, segundo Ecclesia.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A conferência disse ainda que a aprovação das compensações financeiras se insere no “caminho de reparação” que a Igreja em Portugal tem percorrido “no âmbito da proteção de menores e adultos vulneráveis”.

A CEP também aprovou, em abril, “a atribuição de compensações financeiras, com caráter supletivo, a vítimas de abusos sexuais contra crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”.

A decisão foi tomada durante a 209ª Assembleia Plenária da CEP, entre os dias 8 e 11 de abril, em Fátima. Segundo a CEP, “foi decidida a criação de um fundo da Conferência Episcopal Portuguesa para este fim e que contará com o contributo solidário de todas as dioceses”.