3 de mai de 2024 às 10:22
As relíquias de são Pio de Pietrelcina chegaram ontem (2) à arquidiocese do Rio de Janeiro e percorrerão várias paróquias até amanhã (4). As relíquias são: crosta das feridas, gaze de algodão com manchas de sangue, mecha de cabelo, luva, e pedaço do manto.
A palavra relíquia vem do latim relictum, que significa resto, portanto, são restos dos corpos dos santos ou objetos que eles utilizaram durante a sua vida. A veneração das relíquias faz parte da piedade popular. Rezar diante delas deve levar o fiel a louvar a ação de Deus na vida dos santos que se entregaram totalmente a Ele e levá-lo para mais perto de Deus.
As relíquias de são Pio chegaram à cidade graças ao pedido do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, à Fundação São Pio, responsável pela peregrinação.
“A oportunidade em venerar as relíquias de São Padre Pio certamente irá aumentar o fervor da fé de nossos fiéis, a parcela do rebanho de Cristo a nós confiada”, diz a carta de dom Orani à fundação, segundo o site da arquidiocese.
A Fundação São Pio tem sede em Nova York (EUA) e é uma organização beneficente sem fins lucrativos que promove o legado e os ensinamentos do padre Pio.
Depois, as relíquias irão para a diocese de Nova Friburgo, cidade de Macaé, onde estarão de 6 a 7 de maio na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Na segunda-feira (6), haverá a missa às 19h celebrada pelo bispo diocesano, dom Luiz Antônio Lopes Ricci
Quem foi o padre Pio?
Padre Pio nasceu em Pietrelcina, Itália, em 25 de maio de 1887. Seu nome era Francisco Forgione e tomou o nome de frei Pio de Pietrelcina em honra a são Pio V, quando recebeu o hábito de franciscano capuchinho.
Durante sua vida, atribuíram-lhe muitos milagres como curas, diziam que podia ler as almas, levitar e o dom da bilocação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Seu corpo permaneceu incorrupto até anos depois da sua morte e foi enviado a Roma em fevereiro de 2016, como parte do programa do Jubileu da Misericórdia. Foi canonizado em 2002 pelo papa João Paulo II, que o conheceu quando ainda estava vivo.
Abaixo, a programação da peregrinação das relíquias de são Pio:
Dia 3 de maio, sexta-feira
8h às 13h: Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema
14h às 19h: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua Monsenhor Amorim, 34, no Engenho Novo.
19h às 20h: Paróquia São Pio, na Estrada do Sumaré, 818, Rio Comprido (Turano).
Dia 4 de maio, sábado
8h às 12h: Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile, 245, no Centro.