10 de mai de 2024 às 12:56
A construção da Igreja Maronita de São Charbel, em Doha, no Qatar, está em fase de conclusão. Segundo o padre Charbel Mhanna, da paróquia maronita do Qatar, há planos de abrir a igreja aos fiéis no ano que vem, coincidindo com o Ano Jubilar da Igreja Católica.
Em entrevista à ACI Mena, agência de notícias em árabe do grupo ACI, Mhanna explicou que São Charbel será a maior igreja do país, aberta a todos os católicos, com capacidade para cerca de 3 mil pessoas. Quando for concluída, será a segunda igreja católica do Qatar, ao lado da já existente Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Embora faltem estatísticas precisas sobre a população cristã no Qatar, Mhanna estima que haja cerca de 1 milhão de cristãos no país, dos quais cerca de 70% são católicos. Cerca de 12 mil pertencem ao rito maronita, que está em plena comunhão com a Igreja Católica.
Tolerância religiosa elogiada
Mhanna expressou seu apreço pela política tolerante do Qatar em relação à construção de igrejas e elogiou seu papel pioneiro na promoção da tolerância e aceitação religiosas.
"Todas as igrejas católicas e não católicas praticam sua fé no complexo religioso. Nós, como maronitas, praticamos todos os nossos ritos com total liberdade dentro do complexo religioso, para evitar problemas", disse ele.
Mhanna disse que, antes de realizar qualquer liturgia ou evento, a igreja deve obter permissão do Ministério das Relações Exteriores, que supervisiona igrejas e embaixadas, com um escritório dedicado a esse fim.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Priorizamos a participação regular da conferência anual de diálogo inter-religioso organizada pelo Centro Internacional de Doha para o Diálogo Inter-religioso. Participam representantes de todas as religiões e denominações presentes no Qatar", disse Mhanna.
Apoio estatal e contribuições comunitárias
O governo do Qatar dá os terrenos para a construção de igrejas, os fiéis e doadores generosos financiam os custos reais da construção.
"Foi assim que a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída”, disse Mhanna. “O ex-emir do país, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani, doou o terreno em 2006. A igreja foi inaugurada em 2008".
Mhanna destacou a diversidade dentro da comunidade no Qatar ao dizer que "todos os fiéis das igrejas orientais participam de nossas missas e atividades".
Mhanna disse que a comunidade depende de doações dos fiéis e espera celebrar a consagração do altar da igreja de São Charbel no próximo ano, durante o Ano Jubilar da Igreja.