15 de mai de 2024 às 08:59
Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata foi nomeado hoje (15) bispo de Bragança (PA), diocese da qual era bispo coadjutor até então. A nomeação se deu depois que o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral do então bispo dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces.
Dom Raimundo Possidônio nasceu em 31 de março de 1954, no distrito de Icoaraci, em Belém (PA). Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), entre 1973 e 1978. Foi ordenado padre em 24 de junho de 1978. Possui especialização em História da Igreja na América Latina, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em História Eclesiástica pela universidade Gregoriana, em Roma.
Como professor, começou a lecionar em 1982 no IPAR e depois no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da arquidiocese de Belém, nas áreas de História da Igreja do Brasil, América Latina e mundial, História da Igreja na Amazônia, História das Religiões e Ecumenismo. Assessora diversos cursos nas áreas da religiosidade, catolicismo popular e catequese. Foi assessor de assembleias diocesanas do Regional Norte II e vice-diretor do IPAR.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Atuou como pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Belém, diretor do seminário maior Nossa Senhora da Conceição, cerimoniário. De abril de 2009 a março de 2010, foi administrador diocesano da arquidiocese. Recebeu o título oficial de monsenhor em 2010. Foi vigário geral da arquidiocese de Belém e coordenador de pastoral.
Também participou como assessor de diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia e foi colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA). Participou da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e também do Sínodo para a Amazônia, através de reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris e elaboração do Documento Final.
Em março de 2022, foi nomeado bispo coadjutor de Bragança. Recebeu a ordenação episcopal em 23 de abril e tomou posse no dia 30 de abril daquele ano.