17 de mai de 2024 às 17:16
Em entrevista ao programa televisivo 60 Minutes que vai ao ar no domingo (19), o papa Francisco visa seus “críticos conservadores” nos EUA dizendo que um conservador é alguém que “se apega a algo e não quer ver além disso”.
“É uma atitude suicida”, disse o papa, segundo 60 Minutes, da rede de TV americana CBS, que divulgou um clipe da entrevista à jornalista, Nora O'Donnell.
“Porque uma coisa é levar em conta a tradição, considerar situações do passado, outra é fechar-se numa caixa dogmática”, disse o papa.
Francisco algumas vezes falou das críticas a ele durante os seus mais de dez anos como papa, dizendo em agosto de 2023 que a Igreja Católica nos EUA é caracterizada por “uma atitude reacionária muito forte”. O papa teria tomado medidas para limitar a influência de alguns dos seus críticos clericais mais proeminentes nos EUA, como tirar o salário e a moradia no Vaticano do prefeito emérito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, cardeal Raymond Burke, demitir dom Joseph Strickland, frequente crítico do papa nas redes sociais, do cargo de bispo de Tyler, Texas, nos EUA.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo a CBS, o papa “falou abertamente com O’Donnell sobre as guerras em Israel e Gaza, na Ucrânia, e as crises migratórias em todo o mundo e na fronteira sul dos EUA” na recente entrevista.
“A conversa abrangente também aborda a forma como a Igreja lida com os seus próprios escândalos de abuso sexual, o profundo compromisso de Francisco com a inclusão dentro da Igreja, a reação contra o seu papado por parte de certos setores do catolicismo norte-americano, e explora o seu pensamento sobre a barriga de aluguel”, disse a CBS. A entrevista marca “a primeira vez que um papa concede uma entrevista individual e aprofundada a uma rede de transmissão dos EUA”, disse a emissora.
A entrevista completa, feita em 24 de abril, está prevista para ir ao ar como parte do programa 60 Minutes no domingo (19), das 19h às 20h (das 20h às 21h no horário de Brasília), na CBS e estará disponível na plataforma de streaming Paramount +.