20 de mai de 2024 às 09:48
A Santa Sé aprovou a nomeação do padre Martin M. Lintner para ser o reitor de um seminário na Itália cerca de um ano depois de ter vetado sua nomeação por causa de sua defesa de bênçãos para uniões homossexuais.
O Colégio Filosófico-Teológico de Bressanone (PTH Brixen) anunciou “com grande alegria” que foi Lintner foi confirmado como reitor e vai tomar posse em 1º de setembro.
A nomeação do padre que ensina teologia moral e espiritual no seminário, foi barrada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé no ano passado devido aos trabalhos publicados de Lintner sobre a moralidade sexual católica, particularmente as suas opiniões sobre as bênçãos a uniões homossexuais.
Artigo publicado em 2020 pelo grupo católico dissidente pró-LGBT New Ways Ministry (Ministério Novos Caminhos) intitulado “Theologian Suggests Papal Civil Union Support May Lead to Church Blessings”, (“Teólogo sugere que apoio papal a união civil pode levar a bênçãos da Igreja”, em tradução livre) cita Lintner dizendo: “Uma relação homossexual não perde a sua dignidade pela falta de fertilidade”.
Lintner também escreveu um capítulo com “reflexões teológico-éticas sobre uma cerimônia de bênção para uniões homossexuais” para um livro intitulado A Bênção das Parcerias do Mesmo Sexo.
A posição de Roma sobre a nomeação de Lintner foi revertida depois que a declaração Fiducia supplicans da Santa Sé aprovou bênçãos não litúrgicas a uniões homossexuais em dezembro do ano passado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ao receber a notícia da sua nomeação, Lintner disse à mídia alemã que a nomeação do cardeal Victor Fernandez como prefeito do dicastério para a Doutrina da Fé desempenhou um papel importante. Ele também afirmou que o seu caso estabeleceu uma espécie de “precedente”.
Lintner também expressou alívio por sua vitória: “É inteiramente do meu interesse encerrar este capítulo, que tem sido estressante para todos os envolvidos, e concentrar-me novamente no trabalho teológico. Enfrento os novos desafios como reitor com alegria e confiança”.
O bispo de Bolzano-Bressanone, dom Ivo Muser, saudou a decisão da Santa Sé e disse desejar ao novo reitor um começo abençoado.
“Gostaria também de agradecer aos responsáveis do Dicastério para a Educação da Santa Sé por todas as conversas pessoais e telefônicas e pela decisão que agora foi tomada”, disse o bispo.
O PTH Brixen, localizado na região do Tirol do Sul (Alto Adige), no norte da Itália, é uma instituição importante na região predominantemente de língua alemã que oferece cursos de filosofia e teologia. É o centro de formação acadêmica da diocese de Bolzano-Bressanone para sacerdotes e diáconos, assistentes pastorais, professores de religião e outras vocações pastorais.