Roma se prepara para o Ano Jubilar de 2025 com projetos de construção em andamento pela cidade. Segundo o prefeito da cidade, Roberto Gualtieri, o próximo “Jubileu da Esperança” deve atrair 30 a 35 milhões de turistas à Itália durante o ano santo da Igreja.

“O jubileu é um evento global extraordinário com um grande significado espiritual para o qual a cidade de Roma deve estar preparada”, disse Gualtieri ao chefe do escritório da Santa Sé da EWTN News, Andreas Thonhauser. “Estamos trabalhando para torná-la mais acolhedora, para que os peregrinos possam viver a experiência do Jubileu da melhor maneira possível”.

O portal online da cidade de Roma, Roma Si Transforma ,cita atualmente cerca de 358 projetos planejados na região do Lácio, onde Roma está localizada. Cada projeto é classificado como uma intervenção de cultura, inovação, inclusão ou sustentabilidade, com projetos financiados especificamente para o jubileu, como a reurbanização da piazza Pia por 79,5 milhões de euros (cerca de R$ 441 milhões) e a reurbanização da piazza Risorgimento por 4 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões).

 

Próxima ao Vaticano, a transformação da piazza Pia em uma praça mais aberta para pedestres está quase concluída. Ela vai conectar o Castel Sant'Angelo, uma estrutura histórica construída pelo imperador romano Adriano, mas mais tarde usada como fortaleza papal, à praça de São Pedro.

“A Piazza Pia unirá – numa espécie de abraço – o Castel Sant'Angelo, a Via della Conciliazione e a praça de São Pedro. Antes passava por ela uma rodovia, [mas] acho que vai se tornar uma das praças mais bonitas do mundo”, disse Gualtieri.

Como a Capela Sistina e os Museus do Vaticano são duas atrações turísticas famosas para os visitantes de Roma, Gualtieri explicou que tem colaborado estreitamente com o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, e outros representantes da Santa Sé, para apoiar as multidões de peregrinos que desejam ver as coleções de arte e obras-primas religiosas contidas dentro dos muros do Vaticano.

“Tivemos que trabalhar muito para imaginar como tornar a Piazza Risorgimento mais bonita e tornar mais acessível a chegada do metrô aos Museus do Vaticano. Fisichella é verdadeiramente extraordinário em nos ajudar sempre a encontrar soluções. Toda a Santa Sé está ocupada, começando pelo papa, [O cardeal Pietro] Parolin [Secretário de Estado da Santa Sé] e todos os outros”, disse Gualtieri.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A fachada da basílica de São João de Latrão, uma das quatro principais basílicas papais de Roma que terá as portas santas abertas pelo papa e permanecerá aberta durante todo o ano jubilar, está em reforma em preparação para os milhões de peregrinos que devem visitar a cidade no próximo ano.

Além das basílicas papais – basílica de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros – há também 12 “igrejas jubilares” em Roma que servem como locais de encontro para os peregrinos que desejam participar de sessões de catequese sobre o tema do ano “esperança” ou para receber os sacramentos em vários idiomas.

Segundo Gualtieri, várias paróquias espalhadas pela cidade também estão sendo remodeladas antes do ano jubilar para apoiar as comunidades católicas que vivem em Roma.

A cidade de Roma também considerou locais específicos para os eventos do calendário do ano jubilar em Roma e na região do Lácio, que têm capacidade para acolher centenas de milhares de peregrinos.

A Universidade Tor Vergata fará o festival do Jubileu da Juventude e da Jornada Mundial da Juventude e a vigília noturna em 2025, e o parque Centocelle será local de missas para vários grupos, como os doentes e profissionais de saúde, artistas e forças armadas.

Gualtieri também disse à EWTN que as rotas de peregrinação, como a antiga Via Francigena, usada historicamente por romeiros vindos da Inglaterra à Itália, também passariam por obras de restauração para melhorar a usabilidade, segurança e acessibilidade para os peregrinos. 

No dia 9 de maio, solenidade da Ascensão, o papa Francisco proclamou oficialmente o Ano Jubilar de 2025 através de uma bula papal na basílica de São Pedro, no Vaticano, indicando novas orientações sobre o ano especial de peregrinação e graça para os católicos em todo o mundo.

No anúncio, o papa convidou os “peregrinos da esperança” a “percorrer caminhos antigos e modernos para viver intensamente a experiência jubilar” e “dessedentar-se nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível dum verdadeiro caminho de conversão”.