O papa Francisco enviou um telegrama ao líder supremo da República Islâmica do Irã, aiatolá Sayyed Ali Hosseini Khamenei, transmitindo condolências pela morte do presidente do país, Ebrahim Raisi, num acidente de helicóptero no último domingo (19).

Em texto divulgado ontem (20) pela Santa Sé, o papa também expressou as suas condolências pela morte “do Ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e de todos os que morreram no acidente”.

“Ao confiar as almas dos falecidos à misericórdia do Todo-Poderoso e com as minhas orações por aqueles que choram a sua partida, especialmente as suas famílias, asseguro a minha proximidade espiritual à nação neste momento difícil”, concluiu o papa Francisco.

Outras sete pessoas morreram no acidente perto da cidade de Varzaqan.

Quem foi Ebrahim Raisi, presidente do Irã?

Ebrahim Raisi era presidente do Irã desde agosto de 2021. Em 2017 também tinha tentado tornar-se presidente, mas sem sucesso.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Raisi nasceu em 14 de dezembro de 1960 e tinha 63 anos.

Atuou como procurador-geral entre 2014 e 2016; foi vice-presidente da Suprema Corte do Irã entre 2004 e 2016; e presidente da suprema corte entre 2016 e 2019.

Raisi era um dos cotados para suceder Khamenei como líder supremo do país. O atual líder supremo, que esteve ao lado do aiatolá Ruhollah Khomeini na revolução de 1979 que derrubou a monarquia e instaurou a teocracia muçulmana no Irã, tem 85 anos e já apresenta problemas de saúde.

Raisi é da linha-dura do regime. Em 2022 ele ordenou um endurecimento dos controles sobre as regras de vestimenta das mulheres no país. Uma semana depois, Mahsa Amini morreu na prisão por violar as regras de uso de véu.

Os protestos que se seguiram à morte de Amini foram violentamente reprimidos deixando entre 100 e 500 pessoas mortas segundo diferentes relatos. O governo de Raisi nunca divulgou esses números.

O primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, assumiu o poder executivo e um ministro interino das Relações Exteriores foi nomeado.