21 de mai de 2024 às 12:35
O papa Francisco nomeou dom Antoine Camilleri núncio apostólico em Cuba.
Dom Camilleri tem 58 anos e atualmente é núncio apostólico na Etiópia. Ele também é representante especial da Santa Sé junto à União Africana e era delegado apostólico na Somália desde 2019.
Núncio apostólico é o representante da Santa Sé em países com que a sede do catolicismo tem relações diplomáticas.
Quem é dom Antoine Camilleri?
Dom Antoine Camilleri nasceu em Sliema, Malta, em 20 de agosto de 1965. Foi ordenado sacerdote em 1991 e é formado em Jurisprudência e Direito Canônico.
Foi nomeado professor de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma em 1992. Voltou a Malta em 1996 depois de fazer doutorado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Camilleri entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 9 de janeiro de 1999, trabalhando nas representações pontifícias em Papua Nova Guiné, Uganda e Cuba. O papa Bento XVI nomeou-o subsecretário para as Relações com os Estados da Santa Sé em fevereiro de 2013.
Em 3 de setembro de 2019, o papa Francisco nomeou-o arcebispo titular de Skálholt, na Islândia, e núncio apostólico, recebendo a ordenação episcopal em 4 de outubro de 2019.
Dom Camilleri foi nomeado núncio apostólico na Etiópia e Djibuti, representante especial junto à União Africana e delegado apostólico na Somália em 31 de outubro de 2019.
O novo núncio apostólico em Cuba fala italiano, inglês, espanhol, francês, português, romeno e russo.