28 de mai de 2024 às 15:21
O papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos portugueses por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que vai acontecer de 31 de maio a 2 de junho, em Braga. Francisco disse querer que o evento “seja uma continuidade da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, um passo adiante na vida da Igreja, seja de todo Portugal, de cada diocese, de cada paróquia, de cada comunidade”.
“Todos estamos envolvidos no Congresso Eucarístico. Sigam em frente. Não tenham medo. Que Jesus vos abençoe e que a Virgem cuide de vós”, concluiu o papa a mensagem em vídeo.
O quinto Congresso Eucarístico Nacional tem como tema “Partilhar o pão, alimentar a esperança” e lema “Reconheceram-no ao partir o pão” (Lc 24,35). Este evento recorda os cem anos do primeiro congresso eucarístico de Portugal, que aconteceu em 1924, também em Braga.
Até o momento, segundo o site oficial do congresso, estão inscritas 1380 pessoas, com representantes de todas as dioceses de Portugal. Também participarão do evento quatro cardeais e 30 bispos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Francisco nomeou, em 6 de abril, o cardeal português José Tolentino de Mendonça seu enviado especial ao Congresso Eucarístico Nacional.
Em uma carta ao cardeal Tolentino, publicada hoje no site do CEN, o papa disse que o cardeal português está “bem informado das circunstâncias culturais, sociais e religiosas da pátria, e por isso nos parece estares mais que apto para que, representando-nos aí, manifestes a nossa proximidade com essa assembleia, adornando esse encontro com a tua presença e a tua palavra”.
“Benevolamente, te conferimos o poder de, estando presente nessa ocasião, saudares e abençoares, em nosso nome, essa assembleia, as autoridades públicas e todos os fiéis. Exortá-los-ás a que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, que é Mãe e Medianeira da graça, fonte de salvação e guarda da fé, dispensadora do espírito de caridade e do dom da unidade, comungando com simplicidade de coração na fração do pão e nas orações (cf. At 2, 46) e perseverando na doutrina dos Apóstolos, uma só fé ilumine o gênero humano e a caridade o unifique”, disse. Também pediu que os participantes do CEN rezem por seu “exigentíssimo ministério petrino”.