31 de mai de 2024 às 14:27
Nossa Senhora do Encontro com Deus receberá a Coroação Canônica no sábado (1º) na Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, na Cidade Estrutural, em Brasília. A coroação será feita pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cézar Costa.
“A coroação canônica significa que de alguma maneira a Igreja acolhe essa devoção de uma forma oficial”, disse à ACI Digital a missionária Omarys Ayala, uma das organizadoras da coroação canônica.
“É um reconhecimento oficial da Igreja através dos seus pastores de que, pela devoção causada por essa advocação mariana no povo fiel, ela merece um destaque maior. Só acontece uma vez. O próximo passo seria uma coroação pontifícia”, continuou ela.
Segundo o pároco, padre Miguel Ángel Díaz, “antes de 1981 só havia coroação pontifícia. Mas João Paulo II ampliou através da Sagrada Congregação e o Culto Divino, para que os bispos, através de suas dioceses, possam também coroar com coroação diocesana algumas imagens”.
Para a coroação canônica “a devoção precisa ter certa antiguidade, dezenas de anos”, disse o padre Miguel Ángel. “O povo deve aceitar a devoção e ela deve conceder graças espirituais e físicas. Com isso, o bispo discerne junto com o pároco se faz a coroação que significa o reconhecimento e respaldo oficial da Igreja”.
Para Ayala, “é um destaque muito grande porque toda a Igreja acolhe e oficializa a devoção. De alguma maneira, faz com que todos vejam Maria como Nossa Senhora do Encontro com Deus. O ponto de encontro entre Deus e o homem e o homem e Deus”.
“Essa é a única paróquia do mundo dedicada a essa devoção a Nossa Senhora do Encontro com Deus”, disse Ayala. “Para todos os nossos paroquianos é um evento único, pois é um povo muito sofrido que passa muitas necessidades, e agora ver-se destacado dessa maneira significa muito”.
“Estamos todos bem felizes, todos os paroquianos estão ajudando, com pano na mão limpando as janelas, lustrando os bancos. O slogan que todos dizem é: Tudo por Nossa Senhora. Não importa o trabalho, tudo por Nossa Senhora”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Breve história de Nossa Senhora do Encontro com Deus no Brasil
Nossa Senhora do Encontro com Deus nasceu no coração do padre espanhol Rodrigo Molina, fundador da Associação Benéfica Cristã Promotora do Desenvolvimento Integral (ABC Prodein) e de várias associações leigas. Ele tinha um grande amor a Nossa Senhora e era um grande propagador da oração do terço e da consagração a Maria.
Em 1994, um casal espanhol, Loreto Rodríguez e Paquita Sánchez Remiro, ofereceu ao padre Molina uma imagem de Maria com o Menino Jesus nos braços que o pároco de sua aldeia, padre Luis Gallego, tinha entronizado na paróquia, pois pensava em Nossa Senhora como mediadora eficaz no último momento da vida. O padre Gallego tinha dado à imagem o nome de Nossa Senhora do Encontro.
O padre Molina aceitou o presente e acrescentou à imagem o nome e Nossa Senhora do Encontro com Deus, para ressaltar o papel de Maria como mediadora materna e universal de todas as graças. Ele a declarou como padroeira de todas as suas obras e sua festa é celebrada em 7 de outubro, junto à de Nossa Senhora do Rosário.
A fundação da Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus começou com a chegada dos filhos do padre Rodrigo Molina à “Cidade Estrutural” em Brasília, em 2004, para fazer trabalhos de promoção humana e evangelização na região que era então uma área pastoral da paróquia urbana do “Cruzeiro”. Na época, era um aterro sanitário com casebres de pessoas de baixa renda, deslocadas de outras regiões do Brasil.
Um ano depois a região foi designada como quase-paróquia e em 2007 foi finalmente fundada a Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus.