Um acidente de moto que quase matou Pedro Santos Silva reaproximou -o de Deus e lhe deu uma nova vida junto à comunidade católica Jesus Menino, onde vive atualmente junto com seus 45 irmãos, todos filhos adotivos do fundador Antônio Carlos de Melo, conhecido como Tônio.

Pedro Santos da Silva é paulista, mas ainda novo foi morar no povoado de Araras, município de Campo Formoso, no sertão da Bahia, com a mãe e três irmãos mais novos. Em 2020, aos 20 anos, sofreu um acidente de moto que o deixou paraplégico.

Ele contou à ACI Digital que foi no momento do acidente que ele se voltou para a fé e descobriu o grande amor de Deus por ele, por tê-lo mantido vivo, já que todos os peritos que olharam disseram que foi um milagre e que seria impossível de sobreviver.

Desde então, ele já passou por sete cirurgias, teve sepse duas vezes, osteomielite e retirou os ossos da perna para a infecção não avançar.  Essa última cirurgia foi feita em duas etapas no Hospital Daher, em Brasília (DF). Ele ficou 38 dias internado e teve alta no dia 7 de maio.

“Até aqui eu fui com todas as minhas forças, eu lutei, lutei e vou continuar lutando, mas se não der certo saiba: eu sou o cara mais feliz”, disse Pedro em ligação para a sua irmã antes de entrar no centro cirúrgico para a retirada dos ossos.

Ao responder à ACI Digital sobre qual é a sua maior motivação na luta pela vida ele disse que é “Deus. Acordar de manhã todos os dias e agradecer a Ele não tem preço, é a minha maior motivação”.

A fé tem sido tudo para mim. A cada cirurgia, a cada procedimento médico, a cada internação. A fé é fundamental, é o que me moveu, me fez chegar até aqui e fez com que Deus trabalhasse na minha vida de uma forma tão especial como tem sido”, acrescentou.

Ele também falou sobre os cuidados e detalhes que Deus teve com ele depois do acidente em 2020. Como a sua família é muito pobre, ele fez uma campanha na internet para conseguir dinheiro para o tratamento.  Foi assim que Tônio conheceu a sua história e sentiu a inspiração de Deus para cuidar dele e ser o seu pai.

Pedro Santos Silva com seu pai adotivo Tônio. Crédito: Nathália Queiroz / ACI Digital.
Pedro Santos Silva com seu pai adotivo Tônio. Crédito: Nathália Queiroz / ACI Digital.

“Quando o Tônio me visitou lá na Bahia eu estava praticamente morto. Estava com a hemoglobina tão baixa que eu não conseguia parar acordado”, disse Pedro à ACI Digital. Depois da visita, em 2021, Tônio fez a proposta de adotar o Pedro e levá-lo para a sede da Comunidade Católica Jesus Menino na cidade de Petrópolis (RJ).

“Eu não sabia que era possível alguém amar uma pessoa sem conhecer. Para mim isso foi uma coisa extraordinária, um presente que Deus me deu”, disse Pedro sobre o amor que recebe de seu pai adotivo.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Comunidade Católica Jesus Menino tem o carisma de cuidar das pessoas com deficiências, nas quais se acolhe o próprio Jesus Menino. Foi fundada em 1990 na diocese de Petrópolis (RJ).  Seu fundador, Tônio, adotou e adota crianças e jovens com deficiências. Atualmente ele tem 46 filhos vivos adotados legalmente e 13 que já morreram.

Pedro contou que quando chegou na comunidade e conheceu os seus 45 irmãos “eu me senti muito amado. Vi realmente que naquela hora Deus me deu um presente muito grande que vou levar para a vida que é o amor dos meus irmãos e um pai maravilhoso que ele me deu”.

“Tenho um carinho muito grande por esse meu filho porque ele é um testemunho”, disse Tônio. “Apesar de não ter mais quase nenhum osso nas pernas ele luta pela vida. Ele que dá forças para todos nós. Ele nunca desanimou”.

A primeira cirurgia de retirada dos ossos no Hospital Daher foi na Quinta-feira Santa, 28 de março. Tônio contou que depois da cirurgia, a equipe médica disse que “aquele centro cirúrgico nunca esteve como hoje. Vocês da Jesus Menino, você pai, vocês têm uma força que impressionou todo o hospital, todo mundo quer chegar perto de vocês porque esse menino é uma realeza de fortaleza”. Segundo Tonio, Pedro terminou a cirurgia sorrindo, brincando e pedindo comida pois estava com fome.

“Pedro é um guerreiro de vida. Apesar de ter sofrido esse acidente é um garoto que está sempre alegre, sempre de bem com a vida”, disse Romulo de Mello, voluntário da comunidade que o acompanhou durante os 38 dias de internação. “Essa experiência com o Pedro faz com que a gente dê valor à vida. A alegria que ele tem, a garra que ele tem para a recuperação. É um irmão que eu ganhei aqui na comunidade”.

Para fazer todo esse tratamento, a Comunidade Católica Jesus Menino gastou cerca de R$ 85 mil com honorários da equipe médica. Conseguiu o dinheiro através de um empréstimo e agora faz uma campanha para arrecadar fundos para o pagamento.

Seguem os dados bancários para quem quiser ajudar com doações:

Banco do Brasil

Agência: 0080-9

Mais em

Conta Corrente: 200245-0

CNPJ: 36.052.249/0001-98