O papa Francisco recebeu hoje (3) no Vaticano o arcebispo emérito de Huancayo, Peru, o cardeal Pedro Barreto Jimeno, presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), e o vigário apostólico de Puyo, Equador, dom Rafael Cob García, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) por ocasião do décimo aniversário da REPAM.

Ambas as organizações dizem trabalhar para “desenhar e consolidar uma Igreja com rosto mais amazônico, que reflita a interculturalidade, os desafios e as esperanças das comunidades locais”. Elas se referiram a esse encontro como “um momento histórico e significativo”, porque é a primeira vez que participam de uma audiência privada com o papa.

As organizações disseram em comunicado que a audiência “reflete o compromisso permanente do papa Francisco com a Amazônia, região vital para a humanidade e a Igreja”, bem como “sua dedicação à proteção e valorização das comunidades amazônicas, a casa comum e ecologia integral”.

“Este encontro não só reforça a importância da Amazônia no coração da Igreja, mas também destaca a sinodalidade e a colaboração permanente em favor da justiça social e ambiental”, disseram.

Para o cardeal Pedro Barreto Jimeno, esse ato é também uma oportunidade “para demonstrar nosso carinho” e gratidão ao papa Francisco por ter pensado na Amazônia “desde o início de seu serviço como bispo de Roma”.

“A Amazônia está no coração de Deus e é fonte de vida no coração da Igreja. Por isso, estamos muito entusiasmados em poder realmente sentir essas palavras de incentivo para continuar este serviço evangelizador da Igreja Católica em peregrinação neste bioma amazônico”, disse o cardeal Jimeno.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O cardeal disse que estão “conscientes de que é uma oferta que fazemos ao papa Francisco viver a sinodalidade tão especialmente esperada por ele e por todos aqueles que acreditam em Jesus e na renovação da nossa Igreja Católica”.

Dom Rafael Cob García disse que ambas as organizações são “iguais em sua identidade, mas diferentes em suas atividades”.

“Nosso objetivo é desenvolver uma Igreja com rosto amazônico, promovendo uma cultura do encontro para a harmonia pluriforme, como nos ensina a amada Amazônia”, disse dom Cob.

O bispo exortou a “cuidar, defender e evangelizar” a Amazônia, e fortalecer “este caminho em defesa da nossa casa comum, dos povos que vivem na Amazônia e da criação que Deus nos deu”.

Além da audiência com o papa Francisco, os representantes da CEAMA e da REPAM se reuniram com outros dicastérios da Santa Sé e se encontraram com instituições que colaboram no caminho sinodal da Igreja.