4 de jun de 2024 às 12:52
O papa Francisco fará um consistório ordinário público em 1º de julho, no qual, entre outras coisas, será anunciada a data em que o beato Carlo Acutis será proclamado santo.
No dia 23 de maio, o papa aprovou um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, adolescente italiano que morreu aos 15 anos e foi beatificado em 2020 em Assis. Com esse novo decreto, o jovem que amou profundamente a Eucaristia será proclamado santo.
O mesmo comunicado dos decretos aprovados pelo papa também informa que Francisco convocou um consistório para determinar as datas de canonização de Carlo Acutis e dos beatos Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra.
É o consistório ordinário público sobre algumas causas de canonização que, como confirmado ontem (3) pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli, vai acontecer em 1º de julho, às 9h (horário local), no Vaticano.
Do que se trata esse evento?
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O consistório para a votação das causas da canonização é um evento que reúne o papa e os cardeais na Sala Clementina do Palácio Apostólico no Vaticano para aprovar as canonizações de vários beatos.
Trata-se de um ato formal em que o papa torna públicas as datas em que os próximos santos da Igreja serão canonizados.
Depois de uma oração introdutória, o prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro, fará a leitura de um resumo sobre a vida e os milagres aprovados pela intercessão dos beatos.
A seguir, depois do acordo dos cardeais representantes da Igreja Católica, o papa Francisco confirmará que a canonização dos beatos apresentados pode prosseguir e indicará finalmente as datas em que serão proclamados santos.