A Pastoral Juvenil Salesiana convocou cerca de 300 jovens de todo o mundo para participar do Sínodo Salesiano dos Jovens por ocasião dos 200 anos do primeiro sonho profético de Dom Bosco, que acontecerá nos lugares onde o santo viveu.

Segundo a Agência de Notícias Salesiana (ANS, na sigla em italiano), o evento vai acontecer de 11 a 16 de agosto, data em que se celebra o nascimento de são João Bosco. As atividades serão em Valdocco, Itália, onde o santo iniciou sua obra, e no Colle Don Bosco, onde são João Bosco nasceu.

“Trata-se de um processo já iniciado há algum tempo nas Inspetorias [Salesianas], com um convite aos jovens para caminharem juntos, ouvindo, falando e rezando com o objetivo de discernir juntos o seu futuro e o da Igreja”, dizem os salesianos.

Segundo a ANS, os jovens terão um protagonismo tão grande que foi criado o Core Group (Secretaria do Sínodo), formado por 14 jovens que estão na organização. Além disso, dos 373 convocados, apenas 293 jovens têm direito a voto, incluindo os do Core Group e 22 pré-noviços (formandos que se preparam para o noviciado).

O reitor-mor dos salesianos e décimo sucessor de Dom Bosco, o cardeal Ángel Fernández Artime, 41 salesianos, 18 filhas de Maria Auxiliadora, 15 músicos e cinco técnicos leigos não poderão votar.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Como acontece no Sínodo dos Bispos no Vaticano, os participantes serão agrupados em círculos menores estabelecidos por idioma, para que os jovens possam expressar livremente as suas opiniões e consensos. Cada grupo terá um moderador para orientar as discussões e um relator que vai resumir o que for dito.

O Instrumentum Laboris ou documento de trabalho, que é a base da discussão sinodal, foi elaborado por sacerdotes, religiosos e leigos da Família Salesiana, com contribuições enviadas pelas Inspetorias.

Os convocados vêm de 83 países. A maioria são mulheres com 187 e os homens com 185. Entre as línguas que falam estão inglês, espanhol, italiano, francês, português, hindi, árabe, cantonês, bielorrusso, nepalês etc.

Os salesianos concluem ao dizer que querem realizar este Sínodo dos Jovens deixando-se “desafiar pela situação concreta das casas salesianas, dos jovens e do mundo de hoje e pensando no futuro, abertos e confiantes na ação do Senhor, conscientes de que é Ele quem nos guia e sustenta”.