5 de jun de 2024 às 15:12
Cerca de 20 teólogos estão em Roma para dez dias de trabalho preparatório que antecedem a elaboração do documento que orienta a próxima assembleia do Sínodo da Sinodalidade.
A reunião a portas fechadas de 4 a 13 de junho de especialistas em teologia, eclesiologia e direito canônico está acontecendo na cúria geral dos jesuítas perto do Vaticano. A Secretaria do Sínodo espera divulgar um documento sobre a reunião de junho no início de julho.
Este texto inicial vai "preparar o caminho" para a elaboração do documento - chamado de "Instrumentum Laboris 2" - que vai guiar os trabalhos da segunda sessão do Sínodo da Sinodalidade, em outubro, disse o padre jesuíta Giacomo Costa em comunicado hoje (5) à imprensa.
Costa, que é secretário especial do Sínodo da Sinodalidade, disse que o grupo de teólogos está reunido para realizar "uma primeira análise" dos relatórios das comunidades locais e discernir sobre suas "questões e reflexões teológicas".
A assembleia sinodal de outubro é uma continuação do sínodo plurianual da sinodalidade, que começou em outubro de 2021 e incluiu etapas de discernimento e discussão em vários níveis da Igreja. A primeira sessão da assembleia sobre sinodalidade no Vaticano aconteceu em outubro do ano passado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Teólogos e outros especialistas da Igreja estão lendo e discutindo novos relatórios das Igrejas locais na reunião ao refletir sobre o relatório de síntese de 41 páginas divulgado no final da reunião de outubro do ano passado. Os participantes também estão considerando a questão "como ser uma Igreja sinodal em missão".
Os especialistas internacionais também estão lendo e refletindo sobre material compartilhado por ordens religiosas femininas, faculdades universitárias, associações religiosas e outros, bem como relatórios de uma sessão de escuta com 300 párocos que aconteceu perto de Roma, na cidade de Sacrobano, de 28 de abril a 2 de maio.
"O material recebido muitas vezes acrescenta testemunhos reais sobre como as Igrejas particulares não apenas entendem a sinodalidade, mas também como já estão colocando esse estilo em prática", disse o secretário-geral do sínodo, cardeal Mario Grech, em comunicado à imprensa.
"Não estamos deixando nada ao acaso. Cada documento deve ser lido com atenção com o objetivo de que, ao final deste encontro, o grupo apresente um texto que reflita o trabalho, as perguntas e os insights recebidos das bases", disse Grech.
Segundo o escritório do sínodo, o encontro de teólogos começou com um retiro espiritual que dura a metade de um dia e também inclui missa diária e tempo para oração pessoal.