6 de jun de 2024 às 11:35
O papa Francisco está desacelerando um pouco sua agenda litúrgica no período em que é verão na Itália, enquanto se prepara para participar da viagem internacional mais longa de seu pontificado, em setembro.
O papa, de 87 anos, não tem missas públicas em sua agenda por oito semanas em julho e agosto, segundo a agenda oficial do mestre de cerimônias litúrgicas papais publicada nesta semana.
O calendário atual do papa prevê que ele faça uma pausa nas liturgias públicas de 8 de julho a 1º de setembro. Antes disso, ele deve celebrar pelo menos três eventos de sua agenda litúrgica.
Ao longo de seu pontificado, o papa Francisco optou por uma agenda de verão mais movimentada do que seus antecessores, fazendo viagens internacionais, criando novos cardeais, estabelecendo novas celebrações da Igreja e renunciando ao tradicional retiro de verão na residência papal em Castel Gandolfo.
No entanto, Francisco manteve a tradição de tirar o mês de julho de suas audiências públicas (com exceção do ângelus dominical), algo que nos últimos anos lhe deu a chance de se recuperar de cirurgias médicas em junho de 2023 e julho de 2021.
O papa Francisco ainda não fez nenhuma viagem internacional até agora em 2024, mas tem duas em sua agenda no outono - incluindo uma ambiciosa turnê de duas semanas pelo sudeste asiático e Oceania, com paradas na Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Agenda de verão do papa Francisco
O papa Francisco vai celebrar a missa pela solenidade de são Pedro e são Paulo, copadroeiros da cidade de Roma, na basílica de São Pedro, em 29 de junho, durante a qual vai abençoar os tradicionais pálios, ou estolas de lã, dados aos novos arcebispos metropolitanos instalados no último ano.
Em 1º de julho, o papa vai convocar um consistório de cardeais sobre a próxima canonização de novos santos. Segundo o dicastério para as Causas dos Santos, as canonizações a serem discutidas incluem a de Carlo Acutis, Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra, bem como os "Mártires de Damasco" mortos por ódio à fé em 1860.
A Santa Sé anunciou que o papa também fará outra visita pastoral na Itália antes de fazer uma pausa nas viagens. Francisco vai viajar para a cidade de Trieste, no norte da Itália, para uma viagem de um dia em 7 de julho.
O papa também deve participar da cúpula do G7 em junho para falar sobre a ética da inteligência artificial, embora a Santa Sé não tenha divulgado detalhes sobre a natureza da participação do papa no evento, que deve acontecer na região da Puglia, no sul da Itália, de 13 a 15 de junho.
O papa Francisco não fará suas habituais audiências de quarta-feira na praça de São Pedro durante todo o mês de julho, mas os visitantes de Roma que esperam ter um vislumbre do papa ainda poderão vê-lo todos os domingos, ao meio-dia, quando ele aparece na janela do Palácio Apostólico para a oração do Ângelus.