O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi recebido hoje (6) pelo papa Francisco em audiência privada.

Durante o encontro, houve uma troca de presentes entre o ministro da Fazenda e o papa, disse o Instagram de Vatican News, serviço oficial de informação da Santa Sé.  O encontro seguiu o protocolo de encontros entre representantes de governo e a Santa Sé.

Haddad participou ontem (5) do workshop promovido pela Pontifícia Academia das Ciências, com o tema: “Como lidar com a crise da dívida no Sul Global”. O objetivo do evento foi estabelecer um diálogo sobre a implementação de políticas que ajudem a solucionar o problema da dívida que compromete muitos países do hemisfério sul, e que afeta milhões de famílias e pessoas no mundo. 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No workshop, Haddad falou sobre as “Propostas de reformas da dívida internacional e tributária para financiamento sustentável e reformas domésticas para reduzir a frequência, duração e custos das crises da dívida soberana.”

Antes da Audiência Geral de ontem (5), o papa Francisco teve uma audiência com os participantes do workshop. Em seu discurso, ele disse que os princípios de justiça e solidariedade são os meios para encontrar pistas de solução para a crise da dívida.

Segundo o papa, é necessária “a criação de um mecanismo multinacional, baseado na solidariedade e na harmonia dos povos, que leve em conta o sentido global do problema e suas implicações econômicas, financeiras e sociais”. “Devemos pensar em uma nova arquitetura financeira internacional que seja audaz e criativa”, concluiu.