7 de jun de 2024 às 16:02
A Santa Sé e o Fórum Internacional da Ação Católica (IFARC) convidam os fiéis a se unir em oração com o papa Francisco pela paz no mundo amanhã (8) através da iniciativa "Um Minuto pela Paz".
“O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida encoraja e convida todos – em particular as associações e os movimentos eclesiais – a participar e a promover esta simples proposta que se dirige a todas as pessoas, onde quer que estejam”, diz nota do dicastério.
“Onde quer que se encontre às 13h do dia 8 de junho, sozinho ou acompanhado, independentemente da fé que professe, o convite é a inclinar a cabeça por um minuto e rezar pela paz na Ucrânia, na Terra Santa, em Myanmar e em todos os lugares de conflito", propõe o dicastério.
A nota diz que “este ano, em particular, o número de conflitos ativos é muito elevado, com consequências trágicas para as populações, para as crianças, as mulheres, os idosos, as pessoas frágeis e para os jovens”.
O tema deste ano é "Queremos a paz. Uma urgência, um direito, uma necessidade", escolhido "para chamar todos a rezar pela paz e motivar um compromisso com a lógica das bem-aventuranças, no caminho do diálogo, por uma cultura do encontro e do abraço entre as pessoas e os povos".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A coordenadora da FIAC e presidente da Ação Católica Geral da Espanha, Eva Fernández Mateo, disse que "embora os caminhos da mediação às vezes pareçam fechados" para os conflitos, "como crentes e cidadãos conscientes de muitos países, queremos insistir, com o papa Francisco, no apelo por um mundo mais justo e livre, no qual a ninguém seja negada a primeira condição essencial para viver: paz".
Oontem (6), por ocasião do 80º aniversário dos desembarques na Normandia ou Dia D, que levou ao fim da Segunda Guerra Mundial, o papa Francisco pediu em sua conta na rede social X que “rezemos juntos pelas vítimas das guerras, as guerras do passado e do presente".
"Que Deus ajude aqueles que as sofrem hoje; os pobres e os fracos, os idosos, as mulheres e as crianças são sempre as primeiras vítimas dessas tragédias”, escreveu o papa.
"Um Minuto pela Paz" foi lançado em 6 de junho de 2014, às 13h, para apoiar a "Invocação pela Paz", promovida pelo papa Francisco dois dias depois nos Jardins do Vaticano junto com o então presidente de Israel, Shimon Peres; o presidente da Autoridade Palestina, Maḥmud Abbas; e o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I.