O papa Francisco se reunirá na sexta-feira (14), no Vaticano com mais de 100 comediantes e humoristas de vários países, entre eles os brasileiros Fábio Porchat, Cacau Protásio e a roteirista Cris Wersom. Também participarão outros famosos como Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon, Conan O'Brien e Chris Rock.

O encontro foi organizado pelo Dicastério para Cultura e Educação e pelo Dicastério para Comunicação da Santa Sé para “estabelecer um vínculo entre a Igreja Católica e os artistas cômicos", disse um comunicado à imprensa de 8 de junho.

O objetivo é “celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade, e promete ser um momento significativo de diálogo intercultural e de compartilha de alegria e esperança”, continuou o comunicado.

A participação do comediante Fábio Porchat causou polêmica. Internautas questionaram a sua escolha por causa de vídeos do grupo Porta dos Fundos, do qual ele faz parte, com ofensas e desrespeito aos cristãos.

Em 2019, o Porta dos Fundos lançou o filme blasfemo “A primeira tentação de Cristo”. O filme apresenta Jesus como uma pessoa que mantém relações sexuais com homens. Também retrata a Virgem Maria como prostituta e os apóstolos como um grupo de alcoólatras.

Em 2021, Porchat foi o roteirista do especial de Natal “Te Prego Lá Fora”, também da produtora Porta dos Fundos. O vídeo, um desenho animado dublado pelos comediantes do grupo, mostra Jesus como um adolescente que consome pornografia e encontra seu pai em um prostíbulo.  

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A atriz Cacau Protásio comentou numa publicação nas redes sociais do Vatican News que está “muito feliz por esse momento” “Estou emocionada e muito grata a Deus”, disse. Em entrevista ao jornal O Globo, ela disse que foi informada sobre o convite através do padre Arnaldo Rodrigues, assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que é muito devota de “Nosso Senhor Jesus Cristo” e participa da missa todos os domingos.

A roteirista Cris Wersom disse em suas redes sociais que esse foi “o convite mais inusitado e maravilhoso” que já recebeu”. “A reunião será para conversar sobre comédia, ironia, e sobre qual a importância disse para humanizar as pessoas. O papa acredita e entende que a comédia é veículo de humanização do ser humano e eu também acredito nisso piamente”, disse.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Cris Wersom disse que não é “uma pessoa religiosa”, mas tem “muita fé no poder transformador do papa Francisco”. “E claro, tenho muita fé no poder transformador do humor e da arte”, acrescentou.

O único padre da lista de participantes do encontro é o jesuíta americano James Martin. O padre é o ex-capelão do programa de televisão americano de sátira “The Colbert Report”. Ele também é o responsável pelo Outrech, recurso católico para pessoas com atração ao mesmo sexo. Já se envolveu em muitas polêmicas sobre o tema. Muitos bispos e cardeais o acusaram ao longo dos anos de rejeitar a doutrina da Igreja sobre a pecaminosidade dos atos homossexuais, mas ele insistiu que não rejeita a doutrina da Igreja. No início de junho, o papa Francisco escreveu um prefácio para a versão italiana do seu novo livro sobre a cura de Lázaro por Jesus.

Ao anunciar o encontro dos comediantes, a Santa Sé destacou as palavras do papa Francisco numa entrevista de 2016 ao canal de televisão católico italiano TV2000: “O senso de humor é uma graça que eu peço todos os dias e rezo esta linda oração de São Tomás More: ‘Dá-me Senhor, o senso de humor’; que eu saiba rir ante uma brincadeira. É muito bonita essa oração. Porque o senso de humor te conduz, faz entender que a vida é passageira e enfrentar as coisas com um espírito de alma redimida. É uma atitude humana, mas a mais próxima da graça de Deus”.