13 de jun de 2024 às 09:01
O Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba as dioceses e arquidioceses do Mato Grosso, divulgou uma mensagem ontem (12) sobre as eleições municipais que acontecerão em 6 de outubro deste ano. O texto pede que os eleitores deem igual atenção à escolha dos prefeitos e vereadores.
“O equilíbrio e a complementaridade entre os poderes Legislativo e Executivo são indispensáveis para a consolidação da democracia e o avanço da justiça social nos municípios. Portanto, deve ser dada igual atenção à escolha do prefeito e dos vereadores, visto que ambos devem ter um compromisso irrenunciável com a defesa integral da vida, desde a concepção até a morte natural, passando necessariamente pelos direitos humanos e sociais em todas as etapas da vida. Para isso, devem colocar ativa e efetivamente o bem comum acima de seus interesses pessoais e corporativos”, diz a mensagem.
Diz ainda que “essas eleições têm uma importância particular pela proximidade dos candidatos e candidatas com os leitores, bem como com suas preocupações mais concretas, por exemplo, a educação de qualidade para as crianças e adolescentes, o sistema público de saúde eficiente e para todos, a segurança para vivermos em sociedade, a moradia digna e acessível à população de baixa renda, o cuidado com o meio ambiente – nossa casa comum, a atenção especial com os povos indígenas, aos ribeirinhos e à população em situação de rua, entre outras”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Conclamamos a todos e todas que nos unamos e rezemos pelo bom êxito das próximas eleições. E nós, bispos das dioceses do Estado de Mato Grosso, invocamos as bênçãos do Bom Deus sobre os candidatos e candidatas e sobre os eleitores e eleitoras. Que Nossa Senhora Aparecida nos conduza pelos caminhos da justiça, da fraternidade e da paz”, conclui o texto.
A mensagem é assinada pelo bispo de Diamantina (MT), dom Vital Chitolina, presidente do Regional Oeste 2 da CNBB; pelo bispo de Rondonópolis-Guaratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, vice-presidente do regional; pelo bispo de São Luiz de Cáceres (MT), dom Jacy Diniz Rocha, secretário do regional; pelo arcebispo de Cuiabá (MT), dom Mário Antônio da Silva; pelo arcebispo de Sinop (MT), dom Canísio Klaus; pelo bispo de Juína (MT), dom Neri José Tondello; pelo bispo de Primavera do Leste-Paranatinga (MT), dom João Aparecido Bergamasco e pelo bispo de Barra do Garças (MT), dom Paulo Renato Campos.