13 de jun de 2024 às 15:08
O papa Francisco terá um encontro bilateral amanhã (14) com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e com mais nove líderes mundiais na cúpula do G7 no sul da Itália, confirmou hoje (13) a Santa Sé.
Francisco participará e fará um discurso na Sessão VI do segundo dia da cúpula do Grupo dos Sete (G7), que acontece num resort de luxo na região da Puglia, no sul da Itália, de hoje (13) até sábado (15).
A sessão comum, que também incluirá nações convidadas e organizações internacionais, será sobre os temas de inteligência artificial, energia e as regiões da África e do Mediterrâneo.
O papa Francisco e Lula se encontraram pela última vez no Vaticano em 21 de junho de 2023. O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja.
A conversa do papa Francisco com Lula acontecerá depois da sessão comum, às 17h30 (hora de Roma). Nas duas horas reservadas para reuniões bilaterais, o papa também conversará em particular com os presidentes dos EUA, Quênia, Turquia, Argélia e com o primeiro-ministro da Índia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No início do dia, o papa manterá conversas bilaterais com os presidentes da Ucrânia, França, com o primeiro-ministro do Canadá e com o diretor-geral do Fundo Monetário Internacional.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anunciou pela primeira vez a participação do papa Francisco no G7 em uma mensagem de vídeo em abril.
"É a primeira vez na história que um pontífice participará dos trabalhos do G7", disse Meloni. “Estou convencida de que a presença de Sua Santidade dará uma contribuição decisiva para a definição de um quadro regulatório, ético e cultural para a inteligência artificial”.
O papa Francisco chegará de volta ao Vaticano por volta das 21h (horário local), depois de uma viagem de helicóptero de cerca de uma hora e meia.