14 de jun de 2024 às 11:18
Os padres Nuno Isidro Nunes Cordeiro e Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma foram nomeados hoje (14) bispos auxiliares do patriarcado de Lisboa, Portugal. Ambos são do clero do patriarcado de Lisboa e fazem parte da equipe formadora do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais.
O padre Nuno disse em mensagem de vídeo que “de modo nenhum”, aceita esta nomeação “como honra humana, mas inteiramente como dom para o serviço, tomando a cruz para o seguir”. Disse ainda que vai procurar “ser presença do amor de Deus para cada pessoa, em obediência ao mandato de Cristo”.
O padre Alexandre Palma disse “querer dar um testemunho alegre, descomplexado, atraente da nossa fé e, sobretudo, darmos as mãos com todos para construirmos uma sociedade mais justa, mostrando o valor público também da nossa fé cristã e da nossa existência como Igreja”.
O patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, agradeceu ao papa Francisco pela nomeação de dois bispos auxiliares, o que, para ele, é sinal do “cuidado que permanentemente tem” com o patriarcado. “No rescaldo do entusiasmo que a Jornada Mundial da Juventude trouxe à nossa diocese, eis que ele designa dois trabalhadores para que, nesta vinha do Senhor, alcancemos a plenitude das medidas e dos critérios de Jesus Cristo”, disse.
A ordenação episcopal dos bispos auxiliares nomeados será no dia 21 de julho, às 16h, na igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerônimos.
Padre Nuno Isidro Nunes Cordeiro
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O bispo auxiliar nomeado Nuno Isidro Nunes Cordeiro nasceu em 8 de setembro de 1964, em União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, em Torres Vedras, Lisboa. Estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado padre em 1 de julho de 1990. Atualmente, é vigário-geral do patriarcado de Lisboa, desde 2011, diretor espiritual do Seminário dos Olivais desde 2017, além de membro nato do Conselho Presbiteral.
Padre Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma
O padre Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma nasceu a 11 de agosto de 1978 na Freguesia de São Jorge de Arroios, em Lisboa. Estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. É doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado padre em 2 de julho de 2006. É professor auxiliar e vice-diretor da Faculdade de Teologia. Desde 2012, é prefeito no Seminário dos Olivais e pertence ao Conselho Presbiteral por escolha do Patriarca de Lisboa. Em 31 de maio deste ano, foi nomeado presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.