Um estudo revelou que 69% dos católicos dos EUA que vão à missa acreditam na presença real de Jesus na Eucaristia, resultado que põe em dúvida um estudo de 2019 do Pew Research Center, que dizia que apenas um terço dos católicos acredita nesse princípio fundamental da fé.

A nova pesquisa foi feita no final de 2022 por Vinea Research, uma empresa católica. A empresa diz que a linguagem de pesquisa usada, que era diferente da do Pew, produziu um número que "representa com mais precisão como os católicos entendem a Eucaristia".

Ao usar “uma linguagem mais comumente compreendida pelos católicos, a pesquisa de Vinea indica que muito mais católicos do que se pensava originalmente têm uma compreensão autêntica do ensinamento católico fundamental da presença real de Cristo na Eucaristia", disse o grupo em um comunicado à imprensa.

O estudo de Pew Research de 2019 foi amplamente citado como um catalisador para o Reavivamento Eucarístico Nacional em andamento, uma iniciativa da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA que começou em 2022 para difundir e aprofundar a devoção a Cristo na Eucaristia. O avivamento culminará com o Congresso Eucarístico Nacional, um grande encontro em Indianápolis, de 17 a 21 de julho.

Como parte da pesquisa de 2022, Vinea coletou amostras de 2,2 mil pessoas. Deu à metade dos entrevistados a redação original do Pew e à outra metade as perguntas que o grupo revisou para refletir melhor a linguagem católica. O estudo de Vinea foi feito de forma independente, disse o fundador de Vinea Research, Hans Plate, sem envolvimento ou patrocínio da conferência episcopal dos EUA ou do Reavivamento Eucarístico.

O estudo de Pew Research perguntou aos entrevistados o que eles acham que a Igreja ensina sobre a Eucaristia e também o que eles acreditam pessoalmente, usando a mesma pergunta para ambos:

"Durante a missa católica, o pão e o vinho...

a. De fato se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo

b. São símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo"

As perguntas revisadas de Vinea, levando em conta o fato de que o Catecismo da Igreja Católica descreve Jesus como "verdadeiramente presente" na Eucaristia, são as seguintes:

1. Qual das seguintes opções melhor descreve o ensinamento católico sobre o pão e o vinho usados na Comunhão?

a. Jesus Cristo está realmente presente no pão e no vinho da Eucaristia

b. O pão e o vinho são símbolos de Jesus, mas Jesus não está realmente presente

c. Não tenho certeza

2. Independentemente do ensinamento oficial da Igreja Católica, o que você acredita pessoalmente sobre o pão e o vinho usados na Comunhão?

a. Jesus Cristo está realmente presente no pão e no vinho da Eucaristia

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

b. O pão e o vinho são símbolos de Jesus, mas Jesus não está realmente presente

Plate disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, que, entre os entrevistados que receberam as perguntas originais de Pew Research, 41% expressaram sua crença na presença real – um pouco mais alto, mas não diferente, do resultado de Pew. Mas, entre os que receberam as perguntas revisadas, 69% expressaram sua crença.

"Não quero comparar meu estudo com o estudo de Pew, mas estou comparando a linguagem de Pew com uma linguagem mais precisa para os católicos... a redação é muito importante", disse ele.

Plate também observou que o nível de crença na presença real variava consideravelmente de acordo com a frequência à missa declarada.

Mais em

Entre os católicos que dizem que "raramente" vão à missa, apenas 51% expressaram sua crença na presença real. Em contrapartida, 81% dos católicos que frequentam semanalmente e 92% dos que frequentam mais de uma vez por semana disseram acreditar. Mesmo entre os católicos que participam apenas algumas vezes por ano, quase dois terços disseram acreditar na presença real.

Esse estudo não é o primeiro a tentar revisar as perguntas feitas por Pew Research para obter um senso mais preciso da crença eucarística. Em 2023, o Center for Applied Research in the Apostolate (CARA) da Universidade de Georgetown fez um estudo ajustando a redação das perguntas e descobriu que 64% dos pesquisados "deram respostas que indicam que acreditam na presença real". Esse estudo também revelou que 95% dos participantes de missas semanais e 80% dos que participam pelo menos uma vez por mês acreditam na presença real.

Plate ressaltou que o estudo de Vinea, de forma alguma, refuta a necessidade de um "reavivamento eucarístico" nacional. Além da parcela ainda considerável de católicos que não acreditam na presença real, ele observou que o estudo revelou uma população católica que raramente vai à missa, mas acredita que Jesus está realmente presente na Eucaristia.

"Isso é algo que, creio eu, pode ser nutrido com muitas das coisas que o Congresso Eucarístico e o Reavivamento estão fazendo", disse ele.

"É aí que o reavivamento e a catequese adicional sobre a Eucaristia são realmente importantes, para fazer com que eles queiram conhecer e amar a Eucaristia, e a queiram para si mesmos", disse.

Plate disse que a grande maioria dos católicos na pesquisa – 88% - que estavam cientes da doutrina da Igreja sobre a Eucaristia também disseram que é nisso que eles mesmos acreditam.

"O que isso me diz é que, para as pessoas que acreditam apenas no símbolo, não se trata tanto de rejeitar o ensinamento da Igreja, mas sim de estar mal informado", disse.

"Estou tirando uma conclusão com base em apenas duas perguntas, mas essa me parece ser uma hipótese razoável que poderia ser explorada em futuras pesquisas centradas na Eucaristia", disse.

O CEO do Congresso Eucarístico Nacional, Tim Glemkowski, disse à CNA que eles são "gratos à Vinea por essa pesquisa, que mostra a realidade dos católicos nos bancos de igreja com maior precisão".

"Os católicos realmente amam e acreditam na presença real e estão saindo em massa para encontrar Nosso Senhor na Eucaristia enquanto ele passa pelo país ao longo das rotas da Peregrinação Eucarística Nacional", disse Glemkowski em um e-mail a CNA.

"Embora um número maior de pessoas acredite na presença real do que se pensava anteriormente, a Igreja ainda está longe de ter 100% dos católicos que vão à missa com essa crença fundamental", disse Glemkowski.

"Em resposta a isso, o Congresso Eucarístico Nacional tem se preparado nos últimos dois anos para preparar discípulos para sair e compartilhar as boas novas de nosso Cristo Eucarístico com o mundo. Essa continuará sendo a principal missão da organização do Congresso Eucarístico Nacional à medida que concluímos o reavivamento e avançamos a partir daí".