“Todos somos chamados a acolher, promover, acompanhar e integrar quem bate à nossa porta”, disse o papa Francisco no final da Audiência Geral de hoje (19), ao recordar que amanhã (20) é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, promovido pelas Nações Unidas.

O papa Francisco disse que a ocasião deve “ser a oportunidade de dirigir um olhar atento e fraterno a todos aqueles que são obrigados a fugir das suas casas, em busca de paz e segurança”.

Ele disse que reza “para que os Estados trabalhem para garantir condições humanas aos refugiados e facilitar os processos de integração”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Qual é a origem do Dia Mundial do Refugiado?

Em 4 de dezembro de 2000, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), através da resolução 55/76, pediu que o Dia Mundial do Refugiado fosse comemorado a partir de 2001.

Este pedido foi aprovado em 12 de fevereiro de 2001 pela Assembleia Geral. Desde então, todo dia 20 de junho, as pessoas são informadas sobre a situação dos refugiados, chamando a atenção da mídia e do governo para incentivar a criação de políticas públicas específicas.