21 de jun de 2024 às 15:43
A Conferência Episcopal da França (CEF) informou que em 2024 serão ordenados 105 sacerdotes, 17 a mais que em 2023, quando foram ordenados 88 padres no país.
Uma nota publicada no site da CEF, diz que a grande maioria das ordenações sacerdotais são celebradas durante o mês de junho, no domingo anterior à Solenidade de São Pedro e São Paulo, que a Igreja celebra no dia 29 de junho.
Dos novos padres, 73 são diocesanos, 16 são religiosos, dez são membros de comunidades, dois pertencem a sociedades de vida apostólica, e são de institutos que celebram a missa tradicional em latim anterior à reforma do Concílio Vaticano II.
A missão do padre na França
Numa entrevista coletiva, o arcebispo de Auch, dom Bertrand Lacombe, membro do conselho para ministros ordenados e leigos em missão eclesial, falou de dois aspectos que devem ser considerados nos novos padres:
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
1. A missão essencial do padre “na Igreja e o significado desta missão hoje, numa sociedade francesa cada vez mais secularizada”.
2. “A reflexão em andamento dos bispos, bem como as iniciativas nas dioceses para suscitar vocações”, acrescentou.
Dirigindo-se aos novos padres, dom Lacombe desejou “um bom ministério aos sacerdotes que respondem às expectativas espirituais do nosso tempo: a aventura vale a pena e dá luz ao mundo”.
A nota da CEF diz ainda que, segundo a pesquisa do Catéchuménat 2024, todos os anos há mais jovens e não tão jovens que querem receber o batismo, a eucaristia e a crisma. Os padres ordenados este ano também devem servir a eles, que são "filhos de seu tempo".