Dom Jorge Pierozan foi nomeado ontem (22) bispo de Rio Grande (RS). Ele era até então bispo auxiliar de São Paulo (SP).  

A diocese gaúcha estava vacante desde maio de 2023, quando seu então bispo dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi nomeado bispo auxiliar de Brasília (DF). 

Dom Jorge Pierozan nasceu em 10 de agosto de 1964, em Vanini (RS). Segundo a arquidiocese de São Paulo, ele trabalhou na agricultura, foi circense e [e sargento da reserva do Exército Brasileiro. 

Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi ordenado padre em 24 de maio de 1997 e  incardinado na arquidiocese de São Paulo. Atuou como pároco, membro da Comissão Regional de Presbíteros, membro do Conselho Presbiteral; coordenador Pastoral da Região Episcopal Lapa; assistente eclesiástico da Pastoral dos Nômades; membro da Comissão Regional de Assuntos Econômicos; vice-presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil; vigário episcopal; vigário geral adjunto. 

Em 24 de julho de 2019, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo, tendo recebido a ordenação episcopal em 28 de setembro do mesmo ano. 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Depois da ordenação, foi designado vigário episcopal para a Região Santana, função que exerceu até então.  

Também foi colaborador por mais de dez anos do Ministério da Justiça e do Ministério da Cultura e, na Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, foi avaliador-perito dos editais do prêmio nacional “Culturas Ciganas”. 

Atualmente é o vice-presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, bispo referencial da Pastoral Familiar no sub-regional SP e membro do Conselho Econômico do regional Sul 1 da CNBB.