A Sala de Imprensa da Santa Sé informou ontem (24) que o papa Francisco recebeu o “moderador geral da Opus Dei”, monsenhor Fernando Ocáriz, acompanhado pelo vigário auxiliar da prelazia, monsenhor Mariano Fazio.

O nome “moderador geral” é usado desde o último motu proprio do papa Francisco em relação a Opus Dei e é usado de forma indistinta com o nome tradicional de prelado, disse Clara Fontan, do Escritório de Comunicações da Opus Dei em Roma, à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

Como informou a Opus Deis através do seu site, “durante a audiência, o prelado informou o papa sobre o trabalho que está sendo realizado com o Dicastério do Clero para a adaptação dos estatutos, destacando o diálogo aberto e o ambiente familiar em que essas tarefas estão sendo realizadas. O papa os encorajou a continuar trabalhando com essa atitude de diálogo e colaboração”.

A prelazia também informa que monsenhor Ocáriz falou ao papa Francisco sobre “alguns aspectos dos preparativos para o centenário do Opus Dei” que se celebrará em 2028. Em particular, falou das “assembleias regionais que estão sendo realizadas este ano, com a participação de todas as pessoas, juntamente com muitos amigos e cooperadores”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Monsenhor Ocáriz transmitiu ao papa Francisco detalhes sobre a viagem que fará em breve à América do Sul.

“O papa encorajou a estar muito próximo das pessoas, especialmente nos países onde há mais sofrimento ou onde o trabalho de evangelização é mais difícil, e recordou o trabalho abnegado que algumas pessoas do Opus Dei realizam nesses países”, diz.

“A audiência, que durou cerca de meia hora, transcorreu em um clima de cordialidade e afeto por parte do Santo Padre, que deu ao Prelado e ao Vigário Auxiliar sua carinhosa bênção”, conclui a nota.