25 de jun de 2024 às 15:31
O bispo de Arlington (EUA), dom Michael Burbidge, presidente do Comitê Pró-Vida da Conferência Episcopal dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), emitiu um comunicado comemorando o segundo aniversário da decisão do caso Roe x Wade que liberou o aborto no país em 1973.
Dom Burbidge, falou sobre os desafios enfrentados pelo movimento pró-vida desde então.
“Em 24 de junho de 2024, comemoramos o segundo aniversário da decisão da Suprema Corte no caso Dobbs x Jackson Women's Health Organization, que pôs fim ao trágico reinado de Roe x Wade”, disse. “É um dia de ação de graças a Deus por atender nossas orações e abençoar os muitos anos de trabalho árduo. Este aniversário nos chama a refletir sobre onde estivemos e para onde vamos”.
Burbidge falou das derrotas recentes e os desafios futuros na luta para proteger a vida no útero. “Kansas, Michigan e Ohio expandiram dramaticamente o acesso ao aborto”, lamentou. “Neste outono, até dez Estados incluirão referendos sobre o aborto nas cédulas eleitorais [da eleição presidencial], permitindo aos eleitores consagrar o 'direito ao aborto' e anular as proteções pró-vida existentes”.
Ele exortou os católicos a “envolver os seus representantes eleitos em todas as questões que ameaçam a vida”.
O bispo também falou sobre o poder da eucaristia para transformar a cultura de hoje, afirmando que “não pode deixar de pensar que o Espírito Santo inspirou o nosso Renascimento Eucarístico Nacional para um momento como este”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A presença real de Cristo na eucaristia tem o poder de transformar os nossos próprios corações e o coração da nossa cultura”, disse ele.
Burbidge deu o crédito para o compromisso contínuo de vários grupos de defesa que ajudam mulheres com gestações inesperadas e difíceis. Iniciativas como Walking with Moms in Need (caminhando com as mães necessitadas) são exemplos da dedicação da Igreja em fornecer apoio material, emocional e espiritual.
O bispo reconheceu esforços como o Projeto Raquel e Respect Life Prayer and Action, que oferecem assistência às pessoas afetadas pelo aborto e incentivam a participação proativa nos processos legislativos.
“Jesus nos diz: 'Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância' (João 10, 10). Rezo para que estejamos unidos em nossos esforços para proteger o dom da vida de Deus, em todas as fases e circunstâncias”, comentou dom Burbidge.
Este ano, uma convergência única de marcos históricos chama a atenção não só para o segundo aniversário da sentença Dobbs, mas também para o primeiro Congresso Eucarístico Nacional deste tipo em mais de 80 anos.
Dom Burbidge concluiu o seu comunicado inspirando todos a “tirar forças da nossa comunhão no corpo e no sangue de Cristo, nosso Salvador” durante este tempo significativo.