27 de jun de 2024 às 13:51
A organização Safe Haven Baby Box (caixa porto seguro para bebês) comemora o resgate de um bebê entregue com segurança na semana passada ao corpo de bombeiros do condado de Montgomery, no estado de Kentucky, EUA.
Com a entrega deste bebê, a organização pró-vida soma um total de 50 recém-nascidos resgatados desde a instalação da primeira caixa, em 2015. É a primeira vez que esta caixa específica, instalada no dia 4 de abril, é usada.
A Lei Kentucky Safe Infants permite que os pais deixem recém-nascidos com menos de 30 dias em uma delegacia de polícia, corpo de bombeiros, hospital ou local de culto que tenha uma caixa para bebês, sem medo de serem processados criminalmente.
A caixa parece um cofre que, uma vez trancada, não pode ser aberta por fora, mas apenas pela parede interna do prédio e por profissionais de saúde. A caixa é monitorada 24 horas por dia, possui controle de temperatura e alarme. A entrega do bebê é anônima e segura.
Quando o bebê é colocado, um alarme silencioso é ativado e a equipe de emergência responde em poucos minutos. O bebê recebe atendimento médico e é encaminhado para adoção. As caixas já estão disponíveis em 17 Estados dos EUA.
O 50º bebê
O capitão dos bombeiros do condado de Montgomery, Zachary Adams, disse em um comunicado à imprensa que na segunda-feira, 17 de junho, sua unidade teve “a honra e a bênção de receber um bebê entregue” em sua estação. “O bebê, um menino, parecia estar com boa saúde e foi transportado para o hospital local”, disse ele.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Queremos agradecer à Gateway Right to Life por tornar isso possível e ao Montgomery County Kiwanis por financiar 100% deste projeto. Não há palavras para expressar o quanto estamos felizes por fazer parte desta oportunidade! Não há palavras para descrever. Nós não esperávamos por isso. Sinceramente, pensei que a caixa nunca seria usada”, acrescentou.
As caixas de segurança para bebês são feitas para ajudar os pais em crise a entregarem seus filhos anonimamente, se assim o desejarem, de acordo com as leis de refúgio seguro de seu estado.
A fundadora da organização, Monica Kelsey, disse que estas caixas são uma opção de “último recurso” para as mães e oferecem uma alternativa ao abandono dos filhos.
“Obrigado por manter seu filho seguro, por confiar no Corpo de Bombeiros do Condado de Montgomery para cuidar dele de agora em diante. Seu bebê está saudável, seu bebê está seguro”, disse Kelsey à mãe durante uma entrevista coletiva, segundo o site pró-vida Live Action.
Ela também convidou a mãe a ligar para a sua organização se precisar de ajuda, recursos ou apenas de alguém com quem conversar.
A líder pró-vida reiterou a sua gratidão e disse que o bebê seria em breve colocado para adoção. Segundo o meio WKYT, o pai ou a mãe do bebê têm 30 dias para reverter a decisão de entregar a criança.
“Nosso programa oferece esperança às mães em crise. Estamos muito gratos por esta mãe ter confiado em nós para proteger o seu bebê, bem como a sua identidade. É um ato generoso e estamos orgulhosos da mãe biológica”, disse.