28 de jun de 2024 às 13:01
Por ocasião da festa dos primeiros mártires de Roma, que a Igreja celebra em 30 de junho, a tradicional missa e a procissão eucarística aconteceram na Cidade do Vaticano.
A santa missa, celebrada ontem (27), na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia do Cemitério Teutônico, foi rezada pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura.
No final, aconteceu uma solene procissão eucarística, animada pela Pontifícia Banda Musical, pelas avenidas da Cidade do Vaticano.
Membros da Pontifícia Academia Cultorum Martyrum, muitos fiéis, representantes da Guarda Suíça e da Gendarmaria e também membros da Associação dos Santos Pedro e Paulo participaram nesta tradicional procissão.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Quem foram os santos protomártires de Roma?
No dia 30 de junho a Igreja recorda os santos protomártires de Roma, que morreram durante a primeira perseguição da história organizada contra a Igreja, na segunda metade do século I.
Sofreram terríveis tormentos e deram a vida por se identificarem como “cristãos”.
Consequentemente, foi-lhes concedido o título de “protomártires” termo grego que significa “primeiros mártires” ou “primeiras testemunhas”.