A partir de hoje (1º), o responsável por apresentar ao mundo o novo sucessor de Pedro em um eventual conclave será o cardeal Dominique Mamberti.

Depois da “fumaça branca”, que anuncia que a Igreja tem um novo papa, o cardeal protodiácono anuncia o nome do novo chefe da Igreja da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, usando a fórmula tradicional: “Nuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!”

Depois do Consistório Ordinário Público que aconteceu na manhã de hoje (1º), no Vaticano, o cardeal francês Dominique Mamberti foi nomeado protodiácono.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O cardeal Dominique Mamberti que é francês, delegado apostólico na Somália, núncio no Sudão e na Eritreia e prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, substitui o cardeal James Michael Harvey, arcipreste da Basílica Patriarcal de São Paulo Fora dos Muros que foi elevado hoje (1º) ao título de cardeal sacerdote.

Atualmente, o cardeal Mamberti tem 72 anos e só terá esse cargo se acontecer um conclave nos próximos oito anos, antes de completar 80 anos.

O cardeal Jean Louis Tauran, que morreu em 2018, foi o cardeal que anunciou a eleição do papa Francisco em 13 de março de 2013. Ele anunciou o “Habemus Papam” lutando contra a doença de Parkinson que sofria desde 2012.