1 de jul de 2024 às 15:48
Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, 29 de junho, aconteceu a procissão solene das correntes de são Paulo em volta da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, onde as relíquias do apóstolo dos gentios estão guardadas.
A procissão começou por volta das 20h (horário local) e participaram centenas de fiéis, liderados pelo abade de São Paulo Fora dos Muros, padre Donato Ogliari OSB.
A procissão, na qual foram transportadas a relíquia de são Paulo e uma imagem dele, foi acompanhada pela banda A. Panizza da cidade de Frascati.
No final do percurso pelas ruas que circundam uma das quatro basílicas papais – as outras três são São Pedro, São João de Latrão e Santa Maria Maior – os fiéis foram abençoados com as relíquias de são Paulo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As correntes de são Paulo
A diocese de Roma diz em seu site que é possível venerar as correntes sob o altar da confissão, num relicário colocado sobre o túmulo de são Paulo, onde se encontra o sarcófago contendo seus restos mortais.
A corrente, usada por são Paulo quando esteve preso em Roma, é composta por nove elos, sustentados por duas moedas romanas que têm a efígie de Nero, imperador sob o qual o apóstolo dos gentios sofreu o martírio com a decapitação.
“Essas correntes, símbolo da limitação da liberdade humana, não impediram Paulo de anunciar o reino de Deus e de ensinar 'as coisas relativas ao Senhor Jesus Cristo, com toda a franqueza e sem impedimentos'”, acrescenta o texto.