O papa Francisco recebeu ontem (11) o metropolita Antonij de Volokolamsk, Rússia, presidente do departamento de Relações Eclesiásticas Exteriores do patriarcado de Moscou em audiência privada no Vaticano.

O anúncio foi feito hoje (12) pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A Santa Sé não deu detalhes sobre o encontro nem divulgou fotografias.

Não é a primeira vez que o representante ortodoxo se encontra com o papa Francisco depois de ser nomeado sucessor do metropolita Hilarion em junho de 2022.

Os dois se encontraram pela primeira vez depois de uma audiência geral na praça de São Pedro, no Vaticano, em maio do ano passado.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O encontro ocorre três dias depois do papa dizer que está em curso uma “missão” para tentar acabar com a guerra na Ucrânia.

O metropolita ortodoxo presenteou o papa no encontro do ano passado com uma Panaghia, o medalhão com a Mãe de Deus que os ortodoxos russos costumam usar no peito.

Antonij viajou a Roma com a “bênção” do patriarca ortodoxo de Moscou, Kirill, líder da Igreja Ortodoxa Russa que defende a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia.

O metropolita ortodoxo encontrou-se também com o prefeito do dicastério para as Igrejas Orientais, dom Claudio Gugerotti.