Bombeiros apagaram um incêndio que começou ontem (11) na torre da catedral de Rouen, uma igreja gótica no norte da França.

Nicolas Mayer-Rossignol, prefeito de Rouen, confirmou o incidente nas redes sociais ao publicar uma imagem que mostra fumaça subindo da torre da catedral.

Segundo o jornal francês Le Monde, 63 bombeiros e 33 carros de bombeiros participaram da operação. As autoridades anunciaram que tinham “controlado o fogo” pouco menos de duas horas depois de um alerta ter sido emitido às 12h.

A catedral foi evacuada e um perímetro de segurança foi estabelecido, informou ontem (11) a mídia local.

Segundo informações do ministério da Cultura francês, o incêndio foi causado por “má conduta dos trabalhadores”, disse o jornal francês Le Figaro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A parte da torre onde o incêndio começou está a cerca de 120 metros acima do solo e atualmente passa por reformas.

O incidente relembra o incêndio na catedral de Notre Dame de Paris, em 15 de abril de 2019. O incêndio destruiu o pináculo central da igreja e grande parte do telhado.

A catedral de Rouen, conhecida por sua torre alta e arquitetura gótica, tem significado histórico e artístico. A catedral na Normandia histórica foi retratada em uma série de pinturas do impressionista francês Claude Monet no final do século XIX.

O incêndio em Rouen também ocorre num contexto de preocupação com a herança católica da França.

Edouard de Lamaze, presidente do Observatório do Patrimônio Religioso de Paris, disse em 2021 à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, que um edifício religioso é perdido na França a cada duas semanas devido a vários fatores como demolição, mudança de uso, e ruína.