15 de jul de 2024 às 13:21
Mais de 50 mil pessoas vão se reunir em Indianápolis, EUA, nesta semana para o Congresso Eucarístico Nacional, que a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) espera ser o ápice do reavivamento de três anos da Igreja nos EUA para inspirar as pessoas a encontrar Jesus na eucaristia.
O congresso de cinco dias realizado no estádio de futebol americano Lucas Oil Stadium e no Indiana Convention Center será o primeiro Congresso Eucarístico Nacional nos EUA desde a Segunda Guerra Mundial.
A USCCB deu início ao Reavivamento Eucarístico Nacional em 2022 em resposta à preocupação sobre a diminuição da crença na presença real de Cristo na Eucaristia entre os católicos americanos.
O objetivo do reavivamento foi “renovar a Igreja ao acender um relacionamento vivo com o Senhor Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia”.
Os organizadores disseram à CNA, do grupo EWTN a que pertence ACI Digital, que, uma semana antes do congresso, 51 mil pessoas já tinham comprado ingresso.
“Há muita energia e entusiasmo por finalmente estarmos à beira deste momento que estamos construindo há tanto tempo”, disse Tim Glemkowski, diretor executivo do congresso.
O evento é o clímax de quatro peregrinações eucarísticas que atravessaram os EUA nos últimos dois meses, levando o Santíssimo Sacramento por todo o país.
Antes do congresso, mais de 100 mil pessoas participaram de quatro rotas de peregrinação que partiram dos Estados da Califórnia, Connecticut, Minnesota e Texas num total combinado de mais de 10,4 mil km.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os grupos de peregrinação vão se reunir em Indianápolis conforme seguirem em procissão até o Lucas Oil Stadium durante a cerimônia de abertura do congresso eucarístico na quarta-feira (17) à noite, que contará com o cardeal Christophe Pierre, núncio apostólico nos EUA, a irmã Bethany Madonna, S.V., das Irmãs da Vida e o bispo de Crookston, Pensilvânia, dom Andrew Cozzens, como palestrantes principais.
Dom Cozzens vai levar o Santíssimo Sacramento pelo estádio de futebol em um grande ostensório criado especificamente para o congresso durante a cerimônia de abertura, enquanto dezenas de milhares de pessoas rezam juntas em adoração eucarística.
O congresso também vai contar com liturgia, adoração eucarística, confissão.
Os palestrantes do congresso incluem o padre Mike Schmitz; o bispo de Winona-Rochester, Minnesota, dom Robert Barron; o autor Chris Stefanik; a irmã Josephine Garrett; o autor e teólogo Scott Hahn; o ator Jonathan Roumie, da série televisiva The Chosen, e o músico Matt Maher.
Os católicos que participarem do congresso também terão a oportunidade única de rezar com as relíquias dos santos Elizabeth Ann Seton, Manuel González García, Paschal Baylon, Junípero Serra, Juan Diego e do beato Carlo Acutis. Também estará presente parte de uma relíquia de Chartres, França, conhecida como “o Véu de Nossa Senhora” em uma capela de relicário especialmente montada dentro do Indiana Convention Center.
O pró-prefeito do dicastério para a Evangelização da Santa Sé, cardeal Luis Tagle, enviado especial ao evento pelo papa Francisco, vai celebrar a missa de encerramento do congresso no domingo (21).
O papa Francisco deu uma bênção especial a todos os participantes do Congresso Eucarístico Nacional em carta em latim publicada pela Santa Sé no início do mês.
"Com efeito, todos os participantes neste evento serão encorajados de modo a que, unidos a Jesus no Santíssimo Sacramento da nossa Redenção, tenham plena consciência dos dons universais que recebem do alimento celeste e possam transmiti-los aos outros”, escreveu o papa.